São Paulo, Sábado, 15 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AVIAÇÃO
TAM e Varig entram na disputa
Empresas nacionais reduzem comissões

EDUARDO CUCOLO
da Reportagem Local

As empresas aéreas nacionais Varig e TAM também aderiram à redução nas comissões pagas às agências de viagens pela venda de passagens aéreas.
As empresas American Airlines e United Airlines já haviam anunciado esta semana a mudança de 9% para 6% nas comissões pela venda de passagens internacionais.
A redução proposta pela Varig e pela TAM também atinge os vôos domésticos. A comissão das agências, que era de 10% nesse vôos, cairá para 7%.
Segundo a assessoria da TAM, a medida faz parte da reestruturação interna da companhia e não afetará o consumidor. As outras empresas alegaram os mesmos motivos.
"Esse faturamento é responsável por 70% do movimento nas agências. Essa mudança não trará benefícios ao consumidor, além de prejudicar 500 agências e 25 mil empregados do setor", afirma o presidente da Abav-SP (Associação Brasileira das Agências de Viagens), Tasso Gadzanis.
As agências de viagens programaram uma manifestação contra as empresas aéreas na próxima segunda-feira. O protesto terá início em frente ao prédio da Varig, no centro de São Paulo, e irá até a sede da American Airlines.
A Abav-SP pretende entrar com uma ação na Justiça contra as mudanças.
Ontem, empresários do setor de turismo estiveram em Brasília e apresentaram suas reivindicações aos parlamentares da subcomissão de Turismo da Câmara dos Deputados. Eles obtiveram o apoio do deputado federal João Pizzolatti (PPB-SC), presidente da subcomissão.
A Embratur também manifestou seu apoio às agências. O presidente da empresa, Caio Luiz de Carvalho, em nota à imprensa, declarou que a Embratur também adotará medidas legais contra a decisão das companhias aéreas.
A Vasp comunicou que não estuda mudanças no repasse aos agentes de turismo. A Transbrasil não se manifestou.


Texto Anterior: Mercosul: Argentina estuda novas restrições
Próximo Texto: Criação & consumo - Erh Ray: Admirável mundo hipernovo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.