São Paulo, terça-feira, 15 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Analistas esperam alta de 0,5 ponto, diz pesquisa do BC

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O mercado financeiro espera nova alta dos juros em 0,50 ponto percentual na reunião do Copom que começa hoje e termina amanhã, segundo levantamento realizado pelo Banco Central divulgado ontem no "Boletim Focus".
De acordo com a pesquisa, a taxa básica (Selic) subiria para 18,75% ao ano agora em fevereiro e, em março, mais 0,25 ponto, permanecendo em 19% até agosto, quando cairia para 18,50%. Depois disso, haveria mais quatro cortes, com a Selic fechando o ano em 16,75%.
O fato de o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) ter divulgado ontem o IPCA relativo a janeiro mais baixo do que o mercado esperava (0,58%, enquanto os bancos projetavam 0,80%, na média) não influenciou a estimativa apurada pelo último levantamento do BC, pois a pesquisa foi encerrada na sexta.
Pela pesquisa, a expectativa de bancos, consultorias e corretoras de valores para a inflação neste ano ficou praticamente inalterada em relação à pesquisa anterior. O mercado espera IPCA de 5,74% agora, ante 5,75% na semana passada.
Houve uma pequena queda também na estimativa para o crescimento da produção industrial neste ano, muito provavelmente já incorporando os efeitos da taxa de juros mais alta sobre o comportamento da economia. A expansão da produção industrial não seria mais de 4,65%, mas sim de 4,64%. A taxa de câmbio no final do ano seria de R$ 2,86, ante R$ 2,87 da pesquisa anterior.


Texto Anterior: Tensão Pré-Copon: País deve debater os juros do mercado, diz Meirelles
Próximo Texto: Centrais "sambam" contra o Copom
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.