São Paulo, terça-feira, 15 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ALIMENTOS

Lucro da Sadia cai pela primeir a vez desde 99

DA REPORTAGEM LOCAL

As vendas da Sadia cresceram no ano passado, mas pela primeira vez desde 1999 caiu o lucro da empresa. A companhia informou ontem que registrou uma retração de 1,8% no lucro líquido sobre 2003 -o valor atingiu R$ 438,7 milhões. A Folha verificou que a última retração ocorreu no ano de 1999, quando a queda no resultado foi de 57,3% em relação a 1998.
"O ano foi caracterizado por uma grande volatilidade dos custos e da taxa de câmbio, o que frustrou as expectativas da empresa em relação à lucratividade", informa o grupo. Pelos dados do balanço, aumentaram os gastos e as despesas no ano passado.
Segundo os números, a receita líquida atingiu R$ 6,4 bilhões em 2004, uma alta de 20,5%. No entanto, o custo com os produtos vendidos (que inclui gastos com embalagens) tiveram uma elevação de 19,4%. As despesas operacionais cresceram 11,1%.
A empresa informa que as vendas no mercado interno subiram 8,6% em 2004 em volume físico. O total exportado cresceu 29,7%. Isso confirma, portanto, o atual movimento de recuperação da demanda por alimentos no país.
Ao mesmo tempo a receita bruta subiu 16,8% nas vendas domésticas, mas a empresa não afirma, porém, que essa alta aconteceu por meio de elevação de preços.
(ADRIANA MATTOS)

Texto Anterior: Intervenção na Vasp é rejeitada por Alencar
Próximo Texto: Aposentadoria: Previdência privada tem captação recorde
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.