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São Paulo, quinta-feira, 15 de maio de 2003

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Consumidor já corta itens da lista de compras

DA REPORTAGEM LOCAL

O comércio vende um volume menor de produtos porque o consumidor radicalizou e passou a cortar mercadorias de sua lista de compras. Um primeiro movimento, detectado no último trimestre de 2002, foi o de simples substituição de itens mais caros por mais baratos. Como a renda continua patinando, a solução passou a ser comprar uma menor quantidade de itens mais baratos.
Há outra mudança, que, na avaliação de analistas, deve ter início no segundo semestre, caso a massa salarial continue comprimida. Há uma expectativa de que o consumidor passe a trocar o produto marca própria, que já custa de 20% a 25% menos que o de empresas líderes, pelos produtos "primeiro preço". Essas mercadorias custam, em média, 40% menos que as grandes marcas.
Para chegar a essa conclusão a Folha ouviu ontem redes de supermercados. "Os preços aumentaram demais e o consumidor busca saídas", diz Nelson Sendas, da rede Sendas.
A área de marcas próprias do Pão de Açúcar, por exemplo, já constatou que mercadorias da marca Extra e Barateiro em linhas de produtos da área de higiene e alimentos, por exemplo, já são líderes.
(ADRIANA MATTOS)


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