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Consumidor já corta itens da lista de compras
DA REPORTAGEM LOCAL
O comércio vende um volume menor de produtos
porque o consumidor radicalizou e passou a cortar
mercadorias de sua lista de
compras. Um primeiro movimento, detectado no último trimestre de 2002, foi o
de simples substituição de
itens mais caros por mais baratos. Como a renda continua patinando, a solução
passou a ser comprar uma
menor quantidade de itens
mais baratos.
Há outra mudança, que,
na avaliação de analistas, deve ter início no segundo semestre, caso a massa salarial
continue comprimida. Há
uma expectativa de que o
consumidor passe a trocar o
produto marca própria, que
já custa de 20% a 25% menos
que o de empresas líderes,
pelos produtos "primeiro
preço". Essas mercadorias
custam, em média, 40% menos que as grandes marcas.
Para chegar a essa conclusão a Folha ouviu ontem redes de supermercados. "Os
preços aumentaram demais
e o consumidor busca saídas", diz Nelson Sendas, da
rede Sendas.
A área de marcas próprias
do Pão de Açúcar, por exemplo, já constatou que mercadorias da marca Extra e Barateiro em linhas de produtos da área de higiene e alimentos, por exemplo, já são
líderes.
(ADRIANA MATTOS)
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