UOL


São Paulo, quinta-feira, 15 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comerciário trabalha mais e ganha menos

DA REPORTAGEM LOCAL

Os comerciários trabalham mais, ganham menos e permanecem menos tempo no emprego. Mais de 60% da categoria tem jornada superior a 44 horas semanais, como determina a lei.
O resultado faz parte de um estudo feito pelo Dieese em cinco regiões metropolitanas (São Paulo, Porto Alegre, Recife, Salvador e Belo Horizonte) e no DF, de 98 a 2001, para traçar o perfil dos trabalhadores do comércio -setor que empregava no Brasil 1,2 milhão de pessoas no país em 2002.
Enquanto a jornada dos comerciários assalariados varia de 44 a 49 horas semanais, a dos assalariados dos demais setores varia de 41 a 46 horas. Para o Dieese, chama a atenção a alta rotatividade no setor -os assalariados permanecem em média 45 meses no trabalho, enquanto a média no comércio é de 36. Nos salários, a média paga em São Paulo (2001) para os ocupados foi de R$ 1.063 contra R$ 719 para os comerciários.


Texto Anterior: Consumidor já corta itens da lista de compras
Próximo Texto: Teles: Governo negocia teto de 29% para reajuste
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.