UOL


São Paulo, quinta-feira, 15 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CURTO-CIRCUITO

Repasse de verba para as elétricas está em estudo

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo ainda estuda o cronograma de repasse de recursos do Tesouro para as distribuidoras de energia. Uma das hipóteses é a liberação de 50% dos recursos ainda neste mês, 30% em seis meses e 20% em 12 meses, mas ainda não há definição.
A primeira etapa de liberação envolve recursos de aproximadamente R$ 700 milhões. O valor total do empréstimo, que será feito via BNDES, deverá ficar em cerca de R$ 1,8 bilhão.
O novo empréstimo para as elétricas foi concedido porque o governo "congelou" o repasse da alta do dólar para os reajustes tarifários concedidos no início do ano, para evitar impactos na taxa de inflação oficial, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) -a meta de inflação para o ano é de 8,5% e, até abril, o índice acumula 6,15%.
O dólar influencia a tarifa de energia porque as distribuidoras que atuam nas regiões Sudeste e Centro-Oeste compram energia de Itaipu. A geradora é binacional (Brasil e Paraguai) e por isso vende sua energia em dólar.
Como não permitiu o repasse do aumento do custo com a compra da energia "dolarizada" de Itaipu para as tarifas, o governo teve que dar novo empréstimo com recursos do Tesouro para as distribuidoras.
O empréstimo começará a ser pago em 2004, quando o repasse dos custos em dólar para o consumidor pode voltar a ser feito.


Texto Anterior: Teles: Governo negocia teto de 29% para reajuste
Próximo Texto: Mercado financeiro: Realização de lucros faz risco-país subir 5%
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.