São Paulo, sábado, 15 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMÉRCIO

Restrição será questionada

Brasil vai à OMC contra os EUA devido ao aço

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo brasileiro vai questionar na OMC (Organização Mundial do Comércio) as restrições norte-americanas à importação de aço. Segundo a assessoria de imprensa do Itamaraty, a partir de julho poderá ser aberto um comitê de arbitragem ("panel") para avaliar as medidas adotadas pelos EUA em março.
Calcula-se que as medidas vão reduzir em cerca de 15% as vendas do Brasil para o mercado norte-americano. No ano passado, o país vendeu US$ 730 milhões em produtos siderúrgicos para os Estados Unidos.
A União Européia e outros países já acionaram a OMC contra as salvaguardas adotadas pelos norte-americanos.
O questionamento à OMC será apresentado mesmo que o Brasil consiga dos EUA a ampliação das cotas de importação de produtos siderúrgicos nacionais -ao Brasil coube cota de 2,5 milhões de toneladas de aço semi-acabado.
Além do Brasil, outros 21 países estão contra os Estados Unidos na questão do aço, mas há divergências entre o Brasil e esses países.



Texto Anterior: Trabalho: Aviação demite 210 mil após ataques
Próximo Texto: Empresas: Petrobras lançará US$ 1,5 bi em ações
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.