São Paulo, Terça-feira, 15 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estado lança programa de incentivo

da Sucursal do Rio

O governo do Estado do Rio de Janeiro lançou um programa de incentivo financeiro para atrair fornecedores de equipamentos e serviços da indústria do petróleo.
O governo financiará o equivalente a 60% da arrecadação de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) dessas empresas, por um prazo máximo de cinco anos, segundo Marco Antônio de Araújo Lima, presidente da Codin (Companhia de Desenvolvimento Industrial do Rio de Janeiro).
"O incentivo ficará valendo a partir do momento em que a empresa começar a produzir e a gerar ICMS", disse Lima.
A liberação do financiamento, que terá juros de 6% ao ano, não poderá ultrapassar 60% do ICMS arrecadado no mês anterior nem 100% do investimento fixo comprovado pelas empresas.
A região Norte-Noroeste do Estado tem um plano específico, com prazo de validade do incentivo maior (sete anos) e juros menores, de 4,5%.

BNDES
O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) deverá anunciar, dentro de um mês, novidades nas suas duas linhas de financiamento voltadas para infra-estrutura, com o objetivo de aumentar a produção de petróleo e de gás no Brasil.
O governo também está terminando de detalhar as mudanças legais que darão às empresas nacionais um tratamento tributário igual ao das estrangeiras, beneficiadas pelo aumento do prazo para o regime de "admissão temporária" para sete anos. Pela "admissão temporária", essas empresas ficam isentas dos tributos federais quando importarem "temporariamente" equipamentos. Antes, o prazo era de três anos.


Texto Anterior: Para britânico, há excesso de regras
Próximo Texto: Monopólio nasceu no governo de Getúlio Vargas, em 1953
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.