UOL


São Paulo, quarta-feira, 15 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Não há clima de confronto"

DE WASHINGTON

O assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, afirmou ontem que não "há Alca sem o Brasil", mas que o governo Lula "não quer clima de confronto" nas relações com os EUA.
Garcia participou nos EUA de encontros com representantes do Departamento de Estado para, segundo ele, explicitar que não há um "envenenamento" da posição brasileira em relação aos norte-americanos por causa da Alca.
Os encontros no Departamento de Estado não estavam previstos na visita de Garcia aos EUA e coincidiram com a nova orientação do governo Lula de baixar o tom das críticas sobre a Alca.
"Não há clima de confronto. O que existe é uma tentativa de alguns setores com acesso à imprensa de deteriorar as relações entre o Brasil e os EUA", disse. "Não vamos nos intimidar."
Garcia citou o jornal "O Estado de S. Paulo" e a revista "Veja" como veículos que "repercutiram" as posições de "setores com forte conteúdo ideológico" favoráveis à Alca.
Questionado sobre quem seriam os representantes desses "setores", Garcia disse: "Esse é um trabalho para a Abin (Agência Brasileira de Informações)". Depois, disse que estava "apenas brincando".
Originalmente, o assessor especial da Presidência foi aos EUA convidado para um evento na AFL-CIO, a maior central sindical do país. (FCz)


Texto Anterior: Pêndulo comercial: Brasil "muda agenda" para viabilizar Alca
Próximo Texto: Opinião econômica: O espírito de Criciúma
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.