São Paulo, sábado, 15 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OLHAR ESTRANGEIRO

País pobre tem que exigir corte de ajuda, diz "NYT"

DA REDAÇÃO

O jornal americano "New York Times" defendeu ontem em editorial que os países em desenvolvimento não aceitem um novo acordo mundial de comércio até que os Estados Unidos, a Europa e o Japão cortem drasticamente seus subsídios à agricultura.
Segundo o jornal, "a União Européia e o Japão podem dizer agora que estão na frente na corrida para ver quão pouco os países ricos conseguem oferecer em relação a liberalizar o comércio agrícola". Os dois países fizeram críticas ao plano dos EUA e o Japão se recusou até a discutir a possibilidade de cortar seus subsídios.
O editorial diz que a proposta americana é um "passo na direção certa", mas não lida com problemas como a tendência dos fazendeiros dos EUA a produzir demais porque sabem que o governo vai ajudá-los.
"Cabe aos países em desenvolvimento conseguir o máximo possível dos EUA e da Europa no comércio agrícola, usando a vantagem que têm -ou seja, o fato de que grandes empresas dos dois lados do Atlântico querem muito um acordo que abaixe tarifas sobre manufaturados, agricultura e serviços", conclui o "NYT".


Texto Anterior: Comércio mundial: EUA querem acordos com a América do Sul
Próximo Texto: Lula elogiará proposta americana de cortar subsídios
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.