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AVIAÇÃO
Entregas caem de 132 para 102
Queda em encomendas afeta lucro da Embraer
JOSÉ ALAN DIAS
DA REPORTAGEM LOCAL
O adiamento para 2004 da entrega de oito aeronaves já faz o
mercado revisar para baixo as estimativas de desempenho da Embraer no quarto trimestre e, consequentemente, no ano.
Em 2002, a Embraer obteve um
lucro líquido de R$ 1,179 bilhão e
entregou 131 aeronaves. Até agosto, mantinha a projeção de entregar 132 jatos neste ano. Mas os pedidos de clientes para adiamentos
de entrega e cancelamentos de
compras a obrigaram a rebaixar
para 110. Anteontem, ao anunciar
os resultados do terceiro trimestre, nova revisão, para 102.
Nos nove primeiros meses deste
ano, o lucro acumulado foi de R$
307 milhões, 42% menor que os
R$ 530,5 milhões obtidos no mesmo período do ano passado.
Analistas de bancos estimavam
que ela encerraria 2003 com lucro
de R$ 600 milhões, mas, após os
resultados do terceiro trimestre,
que apontaram queda de 53% no
lucro líquido em relação a 2002
(de R$ 187,8 milhões para R$ 88,9
milhões), e os adiamentos da entrega do novo modelo 170, decidiram rever os números. "A Embraer tem capacidade de obter lucro de R$ 300 milhões em um trimestre, mas, no atual cenário,
não. Este está sendo um ano nefasto para a Embraer", diz Pedro
Galdi, analista do Sudameris.
Galdi argumenta que a Embraer, assim como outros fabricantes de aviões, permanece afetada pela reestruturação global no
setor de aviação comercial.
"Vamos ter um resultado inferior no quarto trimestre em relação ao de 2002 e não se pode desconsiderar outros eventos, como
variação cambial, se houver, que
podem alterar o resultado", diz
Emerson Leite, analista do CSFB
(Credit Suisse First Boston).
O analista lembra que a Embraer entregará 32 aviões no último trimestre de 2003 -no mesmo período de 2002, haviam sido
41 aeronaves.
Adiamento
A Embraer negociou com duas
de suas clientes, a Alitalia e a US
Airways, o adiamento para 2004
da entrega de oito aeronaves modelo 170. As companhias seriam
justamente as primeiras a receberem o jato, que tem capacidade
para 79 passageiros.
O adiamento ocorreu porque a
Embraer não obterá neste mês a
certificação definitiva do avião no
CTA (Centro Tecnológico da Aeronáutica) -ela recebeu anteontem apenas a certificação provisória. A certificação permanente só
deve sair em fevereiro.
O certificado provisório permite que o jato seja usado para vôos
de treinamento e teste de rotas.
Dessa forma, a Alitalia, que adquiriu duas das aeronaves, preferiu tê-las no início de 2004, em um
período mais próximo ao da obtenção do certificado definitivo.
"Ainda negociamos com a US
Airways a entrega de três aeronaves neste ano, para treinar os pilotos", disse Antonio Pizarro Manso, vice-presidente da Embraer.
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