São Paulo, sexta-feira, 16 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Compra à vista perde fôlego e diminui em SP

DA REPORTAGEM LOCAL

O comércio paulista, que se recuperou em dezembro de 2003, volta a registrar queda nas vendas à vista neste mês na comparação com janeiro de 2003. Levantamento da Associação Comercial de São Paulo que será divulgado hoje deve mostrar queda nas consultas ao UseCheque, termômetro das vendas à vista, e aumento nas consultas ao SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), indicador das vendas financiadas.
Com a ajuda do 13º salário, as vendas à vista e a prazo subiram 6% em dezembro do ano passado na comparação com igual mês de 2002.
No Estado do Rio, as vendas do comércio caíram 4,52% em 2003, informa a Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro. Só o grupo de alimentos, bebidas e remédios registrou alta de vendas no ano, de 1,07%. Os mais afetados foram os segmentos de carros, motos e autopeças (-10,67%), combustíveis e lubrificantes (recuo de 6,79%) e roupas, tecidos e calçados (-5,69%).
Em dezembro de 2003, as vendas do comércio fluminense subiram 3,71%, após 11 meses seguidos em queda.
Em dezembro de 2002, a economia tinha inflação alta, o dólar disparara, os juros estavam elevados e os servidores públicos estaduais não haviam recebido o 13º salário em dia.
A expectativa para 2004 é de recuperação das perdas verificadas no ano passado. A federação do Rio de Janeiro prevê expansão de 4% a 5% nas vendas neste ano. A federação de São Paulo já espera crescimento de 3% a 4% nas vendas.


Colaborou a Sucursal do Rio


Texto Anterior: Comércio: Venda do varejo cai pelo 12º mês seguido
Próximo Texto: Perfil: Desempregados de SP andam a pé, não viajam nem compram roupa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.