São Paulo, quinta-feira, 16 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Previdência libera crédito consignado

DA FOLHA ONLINE

O Ministério da Previdência Social deve liberar o empréstimo consignado (com desconto direto no benefício) com cartão de crédito em 120 dias. A modalidade de empréstimo está suspensa desde novembro. Antes disso, o aposentado contratava um empréstimo com o banco e podia reservar os recursos para uso no cartão de crédito.
Assim, os gastos mensais com o cartão são pagos com o bônus de que o aposentado dispõe. Despesas acima do limite de 10% do benefícios precisavam ser quitadas com recursos próprios.
O governo havia suspendido esses empréstimos para evitar o comprometimento excessivo da renda do aposentado e para garantir vantagens para os segurados, como juros reduzidos, por exemplo.
Na época, apenas dois bancos ofereciam esse tipo de empréstimo. Além de suspendê-lo, a Previdência também bloqueou o cadastramento de novas instituições financeiras interessadas em passar a oferecê-lo.
Antes de liberar a concessão do empréstimo, o grupo de trabalho criado pelo governo no final de 2005 para estudar o crédito consignado deverá estudar formas de impedir que o aposentado seja prejudicado por sua utilização.
Desde o início do ano, a Cobap (Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas) pede a revisão das regras do crédito consignado a partir do benefício do segurado.
Para a Cobap, esse tipo de crédito "mata" os aposentados, cria um "círculo vicioso" de endividamento e esconde o principal problema da categoria, que é o baixo poder de consumo.
A confederação chegou inclusive a apresentar na última reunião no CNP (Conselho Nacional de Previdência) uma proposta formal para acabar com o cartão de crédito com desconto da fatura no benefício.
O crédito consignado permite o desconto de até 30% do pagamento do empréstimo diretamente no benefício do aposentado.


Texto Anterior: Receita ortodoxa/Outro lado: Banco põe culpa de juro alto no governo
Próximo Texto: Opinião econômica - Paulo Saab: TV digital, sem ofensas e paixões
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.