São Paulo, quinta-feira, 16 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÁSIA

Confiança de investidor em companhias deve aumentar

China adota regras internacionais para contabilidade de empresas

DA REDAÇÃO

A China anunciou ontem que vai alterar suas regras para a contabilidade de empresas de capital aberto para aproximá-las de regras internacionais, uma mudança que deve aumentar a confiança dos investidores nos resultados financeiros das companhias do país asiático.
O vice-ministro de Finanças da China, Lou Jiwei, disse ontem que o país vai adotar um único conjunto de regras de contabilidade para empresas baseado nas exigências adotadas por quase cem países, incluindo todas as nações da União Européia.
As novas regras passam a valer em 1º de janeiro do ano que vem para empresas de capital aberto com ações em Bolsa.
A mudança vem depois de dez anos de avaliação e estudo da questão e é mais uma mostra da determinação do governo chinês de internacionalizar a economia do país.
No entanto, as regras devem constituir um novo desafio para as empresas de contabilidade chinesas, que já enfrentam dificuldades para competir com as quatro maiores companhias do mundo no setor -Deloitte & Touche, PricewaterhouseCooopers, Ernst & Young e KPMG.

Exceções
Apesar de as novas regras seguirem o padrão internacional, a China manterá algumas exceções em seu código de contabilidade. Uma delas é a de que não é necessário listar o governo como um "grupo relacionado", já que o governo é acionista de grande parte das companhias e isso faria com que praticamente todas as empresas se tornassem relacionadas entre si.


Com o "Financial Times"

Texto Anterior: Comunicação: TV digital pode ganhar incentivo fiscal
Próximo Texto: "Operação Carbono": "Caso dos diamantes" constrange governo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.