São Paulo, quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Recall afeta imagem do setor, diz especialista

JULIO WIZIACK
CLAUDIA ROLLI
DA REPORTAGEM LOCAL

A americana Mattel já experimenta os abalos do seu recall de 18,6 milhões de brinquedos. Empresas que estudam o valor das marcas ainda não fizeram os cálculos, mas afirmam que a Mattel sofreu perdas que podem se agravar caso o recall não seja bem conduzido.
O primeiro sinal dos prejuízos à marca partiram da Bolsa de Valores de Nova York, nos EUA. Desde que a troca dos brinquedos foi anunciada, há dois dias, até o fechamento do pregão de ontem, a queda acumulada no preço das ações foi de 4,33% -passando de US$ 23,57 para US$ 22,50.
"Parte do valor da marca está associada aos negócios que ela movimenta", afirma Alejandro Pinedo, diretor-geral da Interbrand -empresa que divulga anualmente a lista das grifes mais valiosas do mundo. "Se há queda, a marca perde."
Os cálculos ainda não foram feitos porque os analistas trabalham com períodos mais longos. "Uma marca não se destrói de uma hora para a outra", afirma Marcos Camponar, professor de marketing da FEA/USP.

Efeito psicológico
Apesar de ser uma prática rotineira no mercado, o recall está afetando o setor de brinquedos. Segundo Eduardo Tomiya, da Brand Analytics, o que está acontecendo neste momento pode ser comparado com o episódio envolvendo a Perrier.
Na década de 90, a famosa marca de água perdeu a liderança nos EUA porque os executivos da companhia não souberam lidar corretamente com um alarme de que a fonte da água estava contaminada. "Se a Mattel não conduzir bem esse recall, poderá abrir espaço para a concorrência", diz Tomiya.
Essa é a opinião de Miguel Monteiro Diogo Jr., diretor de negócios da Abrimpex, associação que reúne 350 importadores e exportadores de brinquedos do país.
"Quem compra produto da Mattel pertence às classes A e B e poderá trocar mercadorias consagradas, como a Barbie, por outro da concorrência," diz Diogo Jr. "O problema pode se estender para outros produtos da Mattel."


Texto Anterior: Procon apertará fiscalização a brinquedos
Próximo Texto: Consumidor tem dúvida sobre recall, mas diz que continuará comprando
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.