UOL


São Paulo, terça-feira, 16 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Analistas sugerem renda fixa e ações

DA REPORTAGEM LOCAL

A trajetória de queda da Selic tem atingido em cheio os fundos DI, que acompanham os juros pós-fixados. Afetados pela menor expectativa de rentabilidade, a captação líquida (diferença entre saques e aplicações) dos fundos DI está no vermelho pelo quarto mês seguido. Até o dia 9, a captação desses fundos estava negativa no mês em R$ 526 milhões, segundo a Anbid.
Na avaliação de analistas, pode ser interessante para quem entrou nesses fundos há alguns meses trocar de aplicação. As alternativas mais sugeridas são os fundos de ações, para investidores mais agressivos, ou os de renda fixa, para os mais conservadores. Ambos têm registrado fluxo positivo de recursos em setembro.
"Os juros vão seguir em queda e a rentabilidade dos fundos DI também. Para quem está há um pouco mais de tempo, talvez fosse interessante buscar ações ou renda fixa", afirma Adolpho Nardy Filho, diretor de operações e finanças do banco Cruzeiro do Sul.
Já para investidores que entraram recentemente em um fundo DI, o custo da mudança de aplicação -que é o pagamento da alíquota de 0,38% de CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira)-deve ser avaliado, segundo analistas.
"De forma geral, acho que os fundos DI são menos atrativos agora. Mas sempre é preciso avaliar o custo de mudança de uma aplicação", diz Marcelo D'Agosto, sócio da consultoria Investmate.


Texto Anterior: Tensão pré-copom: Bancos projetam menos de 18% de juros no fim do ano
Próximo Texto: Fiesp diz acreditar em redução de 2,5 pontos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.