São Paulo, quinta-feira, 16 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BC britânico planeja manter taxas neste ano

DA REDAÇÃO

O Banco da Inglaterra (o BC britânico) afirmou que não prevê novo aumento neste ano da taxa de juros do país, contrariando expectativas de analistas. Com o anúncio, o mercado local reagiu rapidamente e voltou a subir.
Na semana passada, o órgão elevou em 0,25 ponto percentual, para 5% ao ano, a taxa básica do Reino Unido, em uma tentativa de evitar o aumento das pressões inflacionárias.
Ainda de acordo com a instituição, uma nova elevação também não acontecerá em janeiro se não houver uma alta nos salários. Para o BC, a alta nos custos de vida pode forçar um aumento na remuneração dos trabalhadores.
Apesar da previsão otimista para este final de ano, o relatório trimestral de inflação do Banco Central britânico, divulgado ontem, dá sinais de que a retomada dos aumentos na taxa de juros é mais provável do que um corte. Segundo o documento, a inflação superará a meta estabelecida caso os juros permaneçam no patamar atual.
Para economistas, o anúncio de ontem mostra que o Banco da Inglaterra está relativamente contente com sua política de juros. "Isso deve ajudar os mercados a controlar seus nervos e apoiar a noção de que os juros, a 5%, chegaram no seu pico", afirmou David Brown, da Bear Stearns.


Texto Anterior: Fed não descarta retomar aumento do juro nos EUA
Próximo Texto: Encontro tenta destravar negociação da Rodada Doha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.