São Paulo, quinta-feira, 16 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Kirchner chega hoje a BH para cúpula do bloco

SILVANA ARANTES
DE BUENOS AIRES

O presidente da Argentina, Néstor Kirchner, viaja às 15h (16h em Brasília) de hoje para Belo Horizonte, com o ministro da Economia, Roberto Lavagna, e com o chanceler argentino, Rafael Bielsa, para a Cúpula do Mercosul, conforme o gabinete presidencial.
Kirchner voará num jumbo fretado da aviação comercial. O avião presidencial, Tango 01, sofre inspeção desde outubro, quando uma turbina pegou fogo, obrigando a pouso forçado, com o presidente e ministros a bordo.
Lavagna reiterou anteontem que a Argentina continuará aplicando, em 2005, as barreiras adotadas em julho passado à importação de produtos brasileiros.
Ele reafirmou que o acordo de livre comércio automotivo no Mercosul não será cumprido no prazo previsto (2006), para garantir proteção à indústria argentina.
"[No Mercosul] Trata-se de incorporar salvaguardas e acordos setoriais, enquanto não houver coordenação macroeconômica", disse à agência Reuters.
Ontem, Kirchner visitou a 10ª Cúpula da Mudança Climática, em Buenos Aires.
Na semana passada, ele afirmou que só participa de "cúpulas importantes", ao justificar sua ausência à cúpula que lançou a Comunidade Sul-Americana de Nações. Em outubro, Kirchner cancelou sua ida à Cúpula do Rio.
Kirchner retorna à Argentina às 18h de sexta-feira, 23 horas depois de sua chegada ao Brasil.


Texto Anterior: Integração: Chanceler da Argentina falta a encontro
Próximo Texto: Estudo: AL terá maior expansão desde 1980
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.