São Paulo, quarta-feira, 17 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONJUNTURA
Brasil crescerá mais de 5%, diz Marco Maciel

DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente interino da República, Marco Maciel, disse ontem que a economia brasileira deverá crescer mais de 5% em 2001 e que a inflação ficará no patamar de 4% no mesmo período.
"Vai acontecer este ano algo que há 50 anos não acontece no Brasil. Vamos ter um crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) acima do crescimento da inflação. A última vez que isso aconteceu, se não me engano, foi em 1947 ou 48. Acho que nós vamos crescer mais de 5% este ano -isso é o meu desconfiômetro, o meu "feeling"."
Após participar da solenidade de abertura da 28ª Couromoda, no Anhembi, em São Paulo, Maciel afirmou que faz a previsão otimista com base no crescimento de 4% no ano passado e no ritmo ascendente da economia.
Além disso, ele disse que os investimentos nacionais e estrangeiros continuam crescendo. Segundo Maciel, a capacidade de produção tem aumentado e o Brasil tem conseguido avanços no campo tecnológico.
"Este ano vai ser bem melhor do que se espera porque às vezes nós crescíamos a taxas mais altas, mas em compensação a inflação era três ou quatro vezes superior a esse crescimento", disse.
Marco Maciel disse ainda que a reforma tributária é a prioridade do governo no Congresso para este ano. "A reforma tributária é a nossa agenda para 2001 e devemos com ela completar um ciclo de reformas. Ela é o coroamento de um processo."
Segundo ele, as reformas que já foram realizadas "estão ajudando a propelir o país e fazer que ele cresça mais. Estamos melhorando também no campo social. O desemprego caiu.
O ministro do Desenvolvimento, Alcides Tápias, que também participou da abertura da Couromoda, disse que continua em fase de estudos a proposta de desoneração do PIS, Cofins e CPMF dos produtos que são exportados.


Texto Anterior: Comércio Exterior: Brasil vai à OMC contra subsídio canadense
Próximo Texto: Financiamento: BNDES deverá emprestar 11% a mais neste ano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.