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Editora gasta
US$ 250 mil
em anúncios
da Sucursal do Rio
A Editora Record, pioneira na
venda de livros em bancas em
1995, investiu US$ 250 mil em publicidade televisiva para lançar a
série ``Supersellers'', que reúne
autores como Sidney Sheldon e
Mario Puzo.
O valor é somente a metade do
investimento total da coleção, realizada pela Record em associação
com a editora Altaya, que entra
com os custos de impressão das
obras.
A venda em bancas foi um achado para a Record, segundo a diretora da editora Luciana Villas-Boas.
``Foi a área que mais cresceu na
editora no ano passado'', diz ela.
Segundo Luciana, essa é a terceira coleção que a Record está lançando para venda em bancas e a
que está indo melhor.
As anteriores foram ``Mostra de
Literatura Contemporânea'' e as
obras da escritora Agatha Christie,
que ainda se encontram à venda
nas bancas.
Segundo Luciana, a venda em
banca só é possível em regime de
estabilidade de preços, pois é necessária uma previsão de custos
muito acurada, já que a margem
de lucro por exemplar é pequena e
a tiragem, grande.
Segundo Luciana, o que está surpreendendo na venda em banca no
Brasil é um comportamento diferente da curva de vendas à medida
que a coleção avança.
Segundo ela, na Espanha e na
Itália, as coleções começam vendendo bem e no final caem muito.
No Brasil, ela diz, alguns livros
lançados já com a coleção madura
tiveram picos de venda, como foi o
caso de ``Memorial do Convento'',
do português José Saramago.
``O leitor brasileiro não se prendeu ao impacto da publicidade,
mas sim ao conceito de fazer uma
coleção toda'', afirma a diretora da
Record.
Mas, se o mercado hoje está em
alta, a experiência européia, que
começou mais cedo, faz ver que
nem tudo são flores.
Hoje, na Espanha, com a concorrência grande, começa a deixar de
ser interessante a venda em banca.
Mesmo assim, a Record já prepara para o próximo semestre o lançamento de ``Mestres Brasileiros'', com livros de Machado de
Assis, Castro Alves e Graciliano
Ramos, entre outros.
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