São Paulo, sexta-feira, 17 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comissão da Câmara aprova cassação de juízes

DE BUENOS AIRES

Os juízes da Corte Suprema da Argentina estão mais próximos de serem cassados pelo Congresso. A comissão da Câmara que investigava havia três meses as denúncias contra os juízes aprovou ontem relatório em que recomenda o impeachment de todos os nove membros.
O relatório ainda precisa ser aprovado em plenário na Câmara e no Senado.
Os juízes são acusados por mau desempenho nas funções públicas e por oito decisões questionáveis em diferentes casos, como nos processos de contrabando de armas e de atentado contra a embaixada de Israel.
O relatório foi aprovado com o voto de 17 dos 31 deputados da comissão. Os votos vieram de parte da bancada peronista, da Frepaso e da ARI. Já os deputados peronistas ligados ao ex-presidente Carlos Menem votaram contra o projeto. A maioria dos nove juízes da Corte Suprema foram indicados pelo ex-presidente.
Analistas políticos acreditam que o projeto de impeachment não será aprovado no plenário da Câmara, onde precisa de dois terços dos votos. A maioria dos deputados ligados ao presidente Eduardo Duhalde deve votar contra o impeachment porque teme que a Corte Suprema volte a criar problemas para o governo.



Texto Anterior: Produção industrial encolhe 16,7%
Próximo Texto: Sob análise: Fundo avalia sistema financeiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.