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Médico alerta contra
marketing industrial
da Reportagem Local
O médico urologista José Alberto Reinato acredita que é preciso
ter cuidado com as novidades impostas pelo mercado mundial.
"Alguns produtos são realmente inovadores, como o Viagra. Outros, porém, não passam de relançamentos", afirma o médico. Entre esses casos, ele cita o Propécia,
remédio contra a calvície recentemente lançado nos EUA.
Segundo o médico, o Propécia é
apenas uma reedição de um medicamento para a próstata, que já
circula no mercado. Ele aponta casos mais graves, como o de um
medicamento lançado há quatro
anos que prometia acabar com a
cirurgia da próstata. "Não funcionou dessa maneira."
Já o Viagra está na lista dos produtos aprovados. "Mas é preciso
verificar as contra-indicações.
Não são todas as pessoas que poderão utilizar o produto."
Entre as contra-indicações, ele
cita pacientes que tomam medicamentos para o coração. Combinado com alguns desses medicamentos, o Viagra poderia provocar até
um ataque cardíaco no paciente.
Um dos problemas mais sérios
da onda de lançamentos da indústria farmacêutica é o fato de a venda de muitos remédios ser embalada mais pelo marketing do que
por seus efeitos concretos.
"É preciso ter muito cuidado
com as novidades da indústria.
Muitas delas são eficazes, mas demora algum tempo até que se saiba da extensão de seus efeitos colaterais", diz Antônio Carlos Zanini, professor da USP (Universidade de São Paulo).
Ele diz que muitos laboratórios
lançam remédios novos apenas
para substituir produtos antigos
cuja patente expirou, caíram em
domínio público e não dão mais
dinheiro. "Às vezes, o novo remédio é até pior do que o velho."
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