São Paulo, Sábado, 17 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CERVEJA
Empresa protocola nos órgãos de defesa da concorrência pedido de impugnação da fusão Brahma-Antarctica
Kaiser pede veto à criação da AmBev

da Sucursal de Brasília


A Kaiser protocolou ontem nos órgãos de defesa da concorrência um pedido de impugnação da fusão da Brahma e da Antarctica, que resultou na criação da AmBev.
No documento, a Kaiser fez uma análise do mercado de cervejas no país, procurando mostrar que a criação da AmBev, que resultou em uma concentração de 70% do mercado, será danosa à concorrência.
Um dos argumentos usados pela cervejaria é que a possibilidade de compensar a concentração interna do mercado com a importação da bebida seria reduzida.
Segundo a Kaiser, os custos de transporte do produto são muito altos, e o consumidor brasileiro tem resistência a consumir cervejas que não sejam "frescas".
"Essa não é uma briga da Kaiser contra a AmBev. Os maiores malefícios da fusão serão para o consumidor e para o mercado de uma forma geral, que ficará mais restritivo", disse o advogado da Kaiser José Inácio Franceschini.
O pedido de impugnação da Kaiser foi encaminhado ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica, à SDE (Secretaria de Direito Econômico) e à Secretaria de Acompanhamento Econômico. A conselheira Hebe Romano será a relatora do caso no Cade.
Ontem terminou o prazo de dez dias estabelecido pela SDE para o recebimento de manifestações sobre o caso AmBev. O secretário Ruy Coutinho afirmou que o prazo deverá ser estendido até o final da próxima semana.
No final do mês, a secretaria promoverá uma audiência pública com consumidores, concorrentes e demais órgãos de defesa da concorrência para colher informações sobre as implicações da fusão das duas cervejarias.


Texto Anterior: Taiwan tem queda recorde
Próximo Texto: Conar mantém comercial da empresa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.