São Paulo, Terça-feira, 17 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indústria da Rússia produz mais

das agências internacionais

A produção industrial russa superou as expectativas dos analistas e cresceu 2,1% em julho em comparação ao mês anterior e 12,3% em relação a julho do ano passado.
O aumento da produção é um dos reflexos da desvalorização de 75% do rublo, a moeda local, desde o ano passado.
A desvalorização tornou os produtos importados quatro vezes mais caros, o que levou a um processo de substituição das importações e à recuperação das indústrias do país.
O pacote de medidas que iniciou o processo de desvalorização da moeda russa e decretou a moratória da dívida externa completa um ano hoje.
As medidas abalaram ainda mais a confiança dos investidores externos na economia do país e culminaram com a crise russa.
Hoje, além da recuperação de suas indústrias, o país vem sendo favorecido pela alta dos preços do petróleo, principal produto da pauta de exportações russa.
Apesar do cenário favorável, o desemprego aumentou 23% em um ano. O desemprego na Rússia chega a 14,2% (10,4 milhões de pessoas ) e cerca de 35% da população (51,7 milhões de pessoas) vive abaixo da linha da pobreza.



Texto Anterior: Cenário externo: Indicador define hoje juros nos EUA
Próximo Texto: Títulos do Brasil têm valorização
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.