São Paulo, Quarta-feira, 17 de Novembro de 1999
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NEGÓCIOS
Grupo italiano compra a Sanofi Beauté, que detinha a marca criada em 1962 pelo estilista francês
Gucci dá US$ 1 bi pela Yves Saint Laurent

FÁBIO ZANINI
de Londres

O grupo italiano de roupas e acessórios de luxo Gucci anunciou ontem a compra da empresa francesa Sanofi Beauté, detentora da marca Yves Saint Laurent, pelo valor de US$ 1 bilhão.
O negócio, que começou a ser planejado há dois meses, só pôde ser concretizado após um acordo dos italianos com os dois fundadores do grupo francês, os estilistas Yves Saint Laurent e Pierre Bergé, que fundaram a companhia em 1962.
Os dois receberão US$ 70 milhões pela cessão de uso de sua marca à Gucci, mas conseguiram garantir autorização para continuarem os responsáveis pela confecção das roupas de "alta costura" da grife.
A compra foi a primeira efetuada pela Gucci fora de seu país de origem e faz parte da estratégia da empresa de ampliar sua penetração no mercado europeu de roupas caras e acessórios.
A Sanofi Beauté detém também parte da marca de perfumes Artémis.
"Nós consideramos a Yves Saint Laurent uma das maiores marcas do mundo e temos o objetivo de alcançar, com ela, o mesmo sucesso financeiro conseguido em nossa própria companhia", afirmou o presidente da Gucci, Domenico De Sole.
A empresa italiana anunciou ainda planos para formar uma rede mundial de lojas da marca a partir do próximo ano. O objetivo é ampliar os negócios do grupo em todo o mundo.

"Casamento interessante"
Segundo analistas de mercado, o "casamento" entre as marcas Gucci e Yves Saint Laurent foi interessante para ambas as empresas.
A italiana é especializada em roupas "prontas para usar", enquanto a francesa, além de forte no setor de alta costura, tem também prestígio no mercado de perfumes, sapatos e bolsas.
A produção desses acessórios deverá ser ampliada, com a total utilização da extensa rede de produtores que prestam serviço para a empresa italiana. A partir de agora, eles serão usados também para fabricar produtos com a marca francesa.
"A junção das duas marcas deverá resultar no lançamento de novos produtos e acessórios já no próximo ano", afirmou Michelle Tsang, analista do mercado de produtos de luxo do banco Credit Suisse First Boston.
A principal concorrente da Gucci na França deverá ser a companhia LHMV, que é líder no mercado de roupas e produtos de luxo no país.
A Gucci e a LHMV quase se fundiram em fevereiro deste ano, mas não chegou a haver um acordo final entre as partes. Os detalhes que impediram o acordo não foram divulgados.


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