|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
NEGÓCIOS
Grupo italiano compra a Sanofi Beauté, que detinha a marca criada em 1962 pelo estilista francês
Gucci dá US$ 1 bi pela Yves Saint Laurent
FÁBIO ZANINI
de Londres
O grupo italiano de roupas e
acessórios de luxo Gucci anunciou ontem a compra da empresa
francesa Sanofi Beauté, detentora
da marca Yves Saint Laurent, pelo
valor de US$ 1 bilhão.
O negócio, que começou a ser
planejado há dois meses, só pôde
ser concretizado após um acordo
dos italianos com os dois fundadores do grupo francês, os estilistas Yves Saint Laurent e Pierre
Bergé, que fundaram a companhia em 1962.
Os dois receberão US$ 70 milhões pela cessão de uso de sua
marca à Gucci, mas conseguiram
garantir autorização para continuarem os responsáveis pela confecção das roupas de "alta costura" da grife.
A compra foi a primeira efetuada pela Gucci fora de seu país de
origem e faz parte da estratégia da
empresa de ampliar sua penetração no mercado europeu de roupas caras e acessórios.
A Sanofi Beauté detém também
parte da marca de perfumes Artémis.
"Nós consideramos a Yves Saint
Laurent uma das maiores marcas
do mundo e temos o objetivo de
alcançar, com ela, o mesmo sucesso financeiro conseguido em
nossa própria companhia", afirmou o presidente da Gucci, Domenico De Sole.
A empresa italiana anunciou
ainda planos para formar uma rede mundial de lojas da marca a
partir do próximo ano. O objetivo é ampliar os negócios do grupo em todo o mundo.
"Casamento interessante"
Segundo analistas de mercado,
o "casamento" entre as marcas
Gucci e Yves Saint Laurent foi interessante para ambas as empresas.
A italiana é especializada em
roupas "prontas para usar", enquanto a francesa, além de forte
no setor de alta costura, tem também prestígio no mercado de
perfumes, sapatos e bolsas.
A produção desses acessórios
deverá ser ampliada, com a total
utilização da extensa rede de produtores que prestam serviço para
a empresa italiana. A partir de
agora, eles serão usados também
para fabricar produtos com a
marca francesa.
"A junção das duas marcas deverá resultar no lançamento de
novos produtos e acessórios já no
próximo ano", afirmou Michelle
Tsang, analista do mercado de
produtos de luxo do banco Credit
Suisse First Boston.
A principal concorrente da
Gucci na França deverá ser a
companhia LHMV, que é líder no
mercado de roupas e produtos de
luxo no país.
A Gucci e a LHMV quase se
fundiram em fevereiro deste ano,
mas não chegou a haver um acordo final entre as partes. Os detalhes que impediram o acordo não
foram divulgados.
Texto Anterior: Mulheres sustentam famílias mais pobres Próximo Texto: Onda de fusão vira "vedete" da moda Índice
|