São Paulo, terça-feira, 18 de janeiro de 2005

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AGROFOLHA

NO PAPEL

Empresas "terceirizam" produção de eucaliptos, evitando necessidade de adquirir novas florestas para se abastecer

Setor de celulose faz parceria com pequenos

Renato Stockler/Folha Imagem
Plantação de eucaliptos usados pela indústria de papel e celulose na Bahia; indústria faz parceria para garantir seu abastecimento


MARCELO PINHO
DO PAINEL S.A.

Para escapar do custo, social e econômico, de comprar de novas terras, e ainda evitar o desabastecimento no futuro, as empresas de papel e celulose apostam em parcerias com pequenos e médios proprietários no plantio de árvores de eucalipto.
Nos próximos quatro anos, as empresas pretendem triplicar a participação das parcerias no total da produção do setor, segundo o presidente da Bracelpa (Associação Brasileiras das Empresas de Papel e Celulose), Osmar Zogbi. Atualmente, a produção é pequena, apenas 10% do total.
"Hoje existe um déficit de 550 mil hectares de florestas por ano no Brasil em todos os setores consumidores de madeira. Como as empresas de papel têm projetos de ampliação de produção, a tendência é a de esse descasamento crescer. O fomento [parceria] é uma das formas de equilibrar essa balança", disse Ézio Lopes, coordenador de fomento da Cenibra.
Depois da instalação de fábricas de papel e celulose em regiões como Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia, o preço das terras, em alguns casos, triplicou em poucos anos. Como a plantação de eucaliptos leva no mínimo seis anos para começar o corte, as empresas preferem liberar parte de seus investimentos para parcerias.
"O fomento é uma excelente opção para usar os recursos que seriam imobilizados em terras no investimento na produção, por exemplo", diz Lopes, da Cenibra.
Segundo estimativa do gerente regional de florestas da Aracruz, Marcelo Ambrogi, não precisar comprar terras pode liberar até US$ 93 milhões para a empresa. "É um valor considerável, que pode ser usado como investimento em novas fábricas ou terras", diz.
A Aracruz pretende expandir sua base florestal basicamente por meio das parcerias. Para isso, vai aumentar triplicar a participação das parcerias no total produzido.

"Fomento"
As parcerias, chamadas no meio de fomento, incluem fornecimento de equipamentos, estudos topográficos, mudas, em alguns casos aval para empréstimos bancários ou adiantamentos de parte do valor a ser pago pelas árvores.
Em contrapartida, as empresas recebem quase a totalidade da produção desses parceiros para abastecer suas fábricas. Desse total, descontam o valor adiantado aos produtores como apoio.
De acordo com o vice-presidente da ABTCP (Associação Técnica das Empresas de Celulose e Papel), Celso Foelkel, as empresas decidiram apostar no fomento também por conta de limitações legais, como a imposta por municípios capixabas após a instalação da Aracruz na região. A decisão limitou o avanço dos eucaliptos no Estado, o que levou a empresa, diz ele, a diversificar seu fornecimento de madeira com os parceiros.
Mas para o presidente da Bracelpa, Osmar Zogbi, a principal razão para o incentivo é o aspecto social. As parcerias, segundo as empresas, ampliam a renda dos proprietários, geram empregos, servem como política de boa vizinhança e contribuem para a preservação ambiental.
Luis Cornacchioni, gerente de florestas da Suzano, afirma que os custos financeiros de fomentar e o de possuir florestas próprias são semelhantes, mesmo com a necessidade de os agricultores devolverem, sob a forma de madeira, o valor que lhes foi adiantado.
"O investimento para começar uma floresta é muito alto, quase US$ 1.000 por hectare. Além disso, nós pagamos pela madeira que na floresta própria seria muito mais barata. No fim, fica empatado", disse Cornacchioni.

Estabilidade
Segundo as empresas e proprietários ("fomentados"), uma vantagem do sistema é a estabilidade. Na maioria dos casos, um acordo é firmado segundo o qual o agricultor fica obrigado a vender em torno de 95% de sua produção para a fábrica que o apoiou.
O preço pago, segundo os produtores, é cerca de a metade do que receberiam se vendessem no mercado. Entretanto, frisam que o negócio é válido, em razão da certeza de que receberão em dia.
Essa estabilidade, segundo Cornacchioni, da Suzano, impede que a empresa sofra no futuro com a falta de madeira. Celso Foelkel, da ABTCP, diz não haver risco de faltar madeira para as empresas do setor.
Segundo ele, o setor consome basicamente florestas próprias e de parceiros, como dos fomentados. O planejamento de longo prazo, segue, contribui para essa segurança. "O fomento é mais uma das maneiras que as empresas têm para evitar a falta no futuro." Já setores como o moveleiro e de cerâmicas, diz, pecaram, entre outros, pela falta de planejamento e hoje precisam pagar altos valores por madeira.


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