São Paulo, quinta-feira, 18 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exportação pode reduzir tensão no setor, diz Anfavea

DA FOLHA ONLINE

A onda de demissões e férias coletivas no setor automotivo pode ser contida com a elevação das exportações de carros. Essa é a avaliação da vice-presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Elizabeth Carvalhaes, diretora de assuntos governamentais da Volkswagen do Brasil. "A exportação é sempre uma solução para aliviar as tensões do mercado interno."
Em junho, as vendas de veículos das concessionárias para o consumidor (varejo) totalizaram 112,2 mil unidades, queda de 13,4% em relação ao mesmo mês de 2001. Em relação a maio, o recuo foi de 8,2%. No primeiro semestre, a queda foi de 13,2%.
Os principais acordos do setor automotivo foram fechados com o México e o Chile na primeira semana de julho. "Foi a principal semana da indústria automotiva nos últimos 20 anos. E não teremos uma semana tão boa como essa nos próximos dez anos", disse Elizabeth.
Segundo ela, as exportações para o México e o Chile -que devem entrar em vigor em agosto- podem minimizar a crise do setor. "Mas, para melhorar as vendas internas, são necessárias outras medidas, como redução dos juros, investimento em produção e desoneração da cadeia produtiva."



Texto Anterior: Crise real: Scania decide cancelar 65 demissões no ABC
Próximo Texto: Campanhas de centrais sindicais vão reunir 5 milhões de trabalhadores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.