São Paulo, segunda-feira, 18 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministros mostram mais otimismo com conclusão positiva da Rodada Doha

Ed Wray/Associated Press

Soon Juan, secretário-geral de partido de oposição de Cingapura, é impedido por policial de participar de protesto contra encontro do Fundo Monetário Internacional no país asiático


DO ENVIADO ESPECIAL

Os ministros das finanças reunidos ontem no FMI se disseram mais otimistas sobre uma conclusão favorável nas tratativas comerciais pendentes na chamada Rodada Doha.
"Eu nunca vi, nas reuniões do FMI, comentários tão determinados de que é importante que cheguemos a uma conclusão sobre o assunto", disse o ministro britânico das Finanças e "chairman" do Comitê Monetário e Financeiro Internacional, Gordon Brown.
Brown afirmou que o novo "estímulo" à conclusão das negociações partiu de um aumento de ondas de protecionismo em várias partes do mundo, que pode acabar prejudicando o atual cenário de prosperidade.
A Rodada Doha está travada desde que União Européia e EUA não chegaram a um acordo sobre a redução de subsídios na área agrícola e o acesso de produtos a seus mercados.
O secretário do Tesouro dos EUA, Henry Paulson, disse que os americanos "estão preparados a fazer concessões". Mas Kamal Nath, ministro do Comércio da Índia, disse que seu país "dificilmente" fará concessões para entrada de produtos agrícolas em seu mercado. (FCZ)


Texto Anterior: Mantega prioriza a reforma tributária
Próximo Texto: Após derrota em processo de reforma, ministro brasileiro ataca e ironiza o FMI
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.