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Ícone em 96, iogurte mantém consumo alto
DA REPORTAGEM LOCAL
Em dezembro de 1996, ao
fazer o balanço ministerial
daquele ano, o presidente
Fernando Henrique Cardoso descobriu o iogurte. O
consumo do produto aumentara 89,4% entre 1994 e
1995. E foi usado pelo presidente como prova da mudança de padrão de consumo no Brasil. Entre 1994 e
1997, o consumo de iogurte
subira mais que o de frango
(39,9%), o de carne bovina
(27,15%) e biscoitos (42,6%).
A despeito da perda de
renda do consumidor -segundo o IBGE, o rendimento dos trabalhadores sofreu
uma queda real de 4,7% de
janeiro a julho deste ano-,
a venda de iogurtes no mercado interno deve se expandir 20% em 2002. As projeções são da AC Nielsen.
Em 2001, foram vendidas
326 mil toneladas de iogurtes no país. Neste ano, deverão ser vendidas 400 mil toneladas, o que deve movimentar R$ 1,2 bilhão.
"O fato é que apareceram
não só marcas mais baratas
como tipos mais baratos. O
Plano Real criou um segmento, o de bebidas lácteas
(espécie de iogurtes em embalagens maiores), que hoje
representa 50% do segmento", diz Sandra Rietjens, gerente de assuntos corporativos da Danone.
(JAD E MZ)
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