São Paulo, sexta-feira, 18 de outubro de 2002

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Ícone em 96, iogurte mantém consumo alto

DA REPORTAGEM LOCAL

Em dezembro de 1996, ao fazer o balanço ministerial daquele ano, o presidente Fernando Henrique Cardoso descobriu o iogurte. O consumo do produto aumentara 89,4% entre 1994 e 1995. E foi usado pelo presidente como prova da mudança de padrão de consumo no Brasil. Entre 1994 e 1997, o consumo de iogurte subira mais que o de frango (39,9%), o de carne bovina (27,15%) e biscoitos (42,6%).
A despeito da perda de renda do consumidor -segundo o IBGE, o rendimento dos trabalhadores sofreu uma queda real de 4,7% de janeiro a julho deste ano-, a venda de iogurtes no mercado interno deve se expandir 20% em 2002. As projeções são da AC Nielsen.
Em 2001, foram vendidas 326 mil toneladas de iogurtes no país. Neste ano, deverão ser vendidas 400 mil toneladas, o que deve movimentar R$ 1,2 bilhão.
"O fato é que apareceram não só marcas mais baratas como tipos mais baratos. O Plano Real criou um segmento, o de bebidas lácteas (espécie de iogurtes em embalagens maiores), que hoje representa 50% do segmento", diz Sandra Rietjens, gerente de assuntos corporativos da Danone. (JAD E MZ)


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