São Paulo, quarta-feira, 18 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Montadora alemã anuncia o mais novo dirigente da história da filial no país

Moacyr Lopes Junior/Folha Imagem
Modelos ao lado de carro da Lamborghini em exposição no Salão de São Paulo, no Anhembi


DO EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS

A partir de 1º de janeiro de 2007, a Volkswagen do Brasil terá um novo presidente, o mais jovem de sua história.
Será o alemão Thomas Schmall, 42, atual presidente da unidade da Eslováquia, onde são produzidos o Touareg e o Audi Q7. Ele substitui Hans-Christian Maergner, 61, que se aposenta após três anos no comando da filial brasileira.
Schmall foi, entre 2002 e 2003, o responsável pela fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais, que produziu o Audi A3 até agosto deste ano. Casou-se com uma brasileira e fala português fluentemente. Sua transferência havia sido uma promoção, e agora ele recebe mais uma.
Maergner chegou em janeiro de 2004 com a missão de, em três anos, implantar o plano de reestruturação da Volkswagen e de buscar a rentabilidade no Brasil. Ele já havia negociado com a empresa que se aposentaria agora e parte após ter reduzido 30% dos custos fixos. O executivo também afirmou que a montadora terá lucro em 2007 -por ser uma empresa de capital fechado, a Volkswagen não divulga números.
O novo presidente brasileiro responderá ao presidente da Volks na Argentina, o austríaco Viktor Klima, 59, que acumulará funções. Ele também será o responsável pelas operações da fábrica na América do Sul. A Volkswagen entende que, após a recuperação do mercado argentino e a finalização do acordo trabalhista nas unidades de São Bernardo do Campo e Taubaté, a região "mereça" um reforço. Até então, só havia um responsável pela área, que trabalha na Alemanha.
O Brasil é o terceiro país onde a Volkswagen mais vende. Entre janeiro e agosto deste ano, foram comercializadas 235 mil unidades, 30 mil a mais que em 2005. O primeiro lugar é ocupado pela China (404 mil veículos) e o segundo, pela Alemanha (358 mil). (JAA)


Texto Anterior: Volks vai investir R$ 2,5 bi no Brasil; GM cogita R$ 1,5 bi
Próximo Texto: Inflação nos EUA preocupa mercado, e Bolsas caem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.