São Paulo, quarta-feira, 18 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

Mauro Zafalon - mzafalon@folhasp.com.br

REAÇÃO INTERNA
A quebra das safras interna e externa continua empurrando para cima os preços do trigo. No mercado interno, foram feitas negociações a até R$ 28,50 por saca, ontem, conforme pesquisa da Folha. Em Chicago, houve queda de 2%.

ACIMA DO PREVISTO
A oferta de cana está superando as expectativas. Com isso, a moagem da safra 2006/7 poderá atingir 367,2 milhões de toneladas no centro-sul. Rendimentos acima da média no Paraná, Mato Grosso do Sul e nas cidades paulistas de Ourinhos e de Assis compensam quebras em Ribeirão Preto.

ESTOQUE CONFORTÁVEL
Os dados são de Plínio Nastari, da Datagro, e constam do mais recente levantamento da consultoria. As novas estimativas indicam, ainda, que os estoques de passagem de álcool em 1º de maio de 2007 serão bastante confortáveis: 377 milhões de litros -na avaliação anterior a consultoria previa déficit.

GARANTIA DOS 25%
Os estoques de passagem, mais a produção da safra 2007/8 até 30 de abril, garantem estoque efetivo de 1,1 bilhão de litros em 1º de maio de 2007. Diante desses números, e da pressão menor das exportações, a Datagro conclui que há volume suficiente para o retorno da mistura de 25% de álcool já no próximo mês.

MUITO PRÓXIMOS
Os números de álcool da Datagro se aproximam dos apresentados pela Unica (associação das usinas) ao governo federal para justificar o pedido de retorno da mistura para 25%, percentual que vigorava até o início do ano. A mistura atual é de 20%.

AÇÚCAR E ÁLCOOL
Pelos dados de Nastari, a produção nacional de álcool atingirá 17,4 bilhões de litros, sendo 15,7 bilhões no centro-sul. Já a safra de açúcar será de 30 milhões de toneladas, sendo 25,85 milhões na região centro-sul.

RECORDE NO FUTURO
A BM&F bateu recorde ontem no volume diário negociado nos mercados agropecuários: 14.496 contratos. O maior volume até então era de 25 de julho deste ano, com 10.352 contratos negociados.

TAMBÉM RECORDE
A BM&F registrou recorde também no volume negociado no mercado futuro de boi gordo: 9.232 contratos ao final do pregão. O recorde anterior, de 5.904 contratos, tinha ocorrido em 23 de setembro de 2005.

SEM CARNE
O frigorífico Independência participa da Sial 2006, em Paris, com uma novidade. Em vez de produtos, a empresa vai mostrar em seus estandes fotos de quem lida com o gado, segundo Carolina Porto Paes Barretto.


Texto Anterior: Inflação nos EUA preocupa mercado, e Bolsas caem
Próximo Texto: Acordo cria a maior Bolsa de futuros do mundo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.