UOL


São Paulo, terça-feira, 18 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EFEITO TERROR

Ameaça da Al Qaeda faz Nikkei cair 3,74%

Atentados deixam investidores inseguros e derrubam mercados

DA REDAÇÃO

Os atentados terroristas na Turquia, no final de semana, e as dificuldades dos EUA para manter a paz no Iraque deixaram os investidores de todo o planeta apreensivos. As principais Bolsas tiveram perdas significativas, em alguns casos superiores a 3%.
O revés acontece em um momento em que crescia o otimismo em relação à recuperação da economia mundial, em especial dos EUA. As Bolsas passavam por uma recuperação, após a queda que antecedeu o início da Guerra do Iraque, e viviam os níveis mais elevados em mais de um ano.
"A sensação é que os terroristas estão se tornando mais organizados", afirmou Brian Williamson, vice-presidente da corretora e consultoria Boston Company Asset Management.
Os mercados japoneses foram especialmente atingidos. Uma mensagem atribuída à Al Qaeda, grupo terrorista de Osama Bin Laden, fez ameaças aos aliados norte-americanos, inclusive o Japão. O iene caiu 0,7% diante do dólar. O índice Nikkei 225, o principal de Tóquio, encerrou em queda de 3,74%, a 9.787 pontos. Trata-se do patamar mais baixo desde agosto.
Na Europa o dia também foi de fortes perdas. O maior tombo ocorreu na Bolsa de Frankfurt, cujo índice DAX teve queda de 3,24%. O índice CAC 40, da Bolsa de Paris, caiu 2,59%. O FTSE 100, da Bolsa de Londres, que, na sexta-feira, tinha atingido o maior nível em 14 meses, recuou 1,32%.


Texto Anterior: Conta salgada: Aumenta a receita de bancos com tarifas
Próximo Texto: Pé-frio: Bolsa de NY cai no "Brazil Day"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.