UOL


São Paulo, quinta-feira, 18 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Juro do cheque especial é o mais baixo desde 95

DA FOLHA ONLINE

A taxa média do cheque especial caiu de 8,29% em novembro para 8,20% ao mês em dezembro, segundo o Procon-SP. Foi a oitava queda consecutiva na taxa de juro dessa modalidade de crédito. Com essa redução, a taxa de juro do cheque especial atingiu o menor patamar desde janeiro de 1995, quando a pesquisa do Procon-SP começou a ser feita.
A taxa de juro média do empréstimo pessoal também recuou. Foi de 5,49% em novembro para 5,41% ao mês em dezembro. Foi a menor taxa desde setembro de 2001, quando o juro desse tipo de empréstimo era de 5,28% ao mês.
Apesar das quedas nas taxas de juros das operações de crédito, o Procon-SP orienta os consumidores a serem cautelosos. "A captação de empréstimos só deve ocorrer se estritamente necessária", disse Gustavo Marrone, diretor-executivo do Procon-SP. Segundo ele, em janeiro há ampliação de gastos com impostos (IPVA e IPTU), além da compra de material escolar e pagamento de matrícula.
O estudo, feito em 4 e 5 deste mês, constatou que os 11 bancos pesquisados reduziram as taxas mensais de juros do cheque especial. No empréstimo pessoal, houve redução em nove instituições.


Texto Anterior: Queda atinge cheque especial e crediário
Próximo Texto: Dívida cresce 1,46%, mas governo comemora uma melhora do perfil
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.