São Paulo, sexta-feira, 19 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falta de liquidez leva BC a fechar banco por um mês

DE BUENOS AIRES

O Banco Central argentino suspendeu as operações do Scotiabank Quilmes por 30 dias por problemas de liquidez. É o primeiro banco obrigado a fechar suas portas temporariamente desde que a crise no sistema financeiro argentino se agravou e foi implementado o curralzinho, no início de dezembro de 2001.
O Scotiabank perdeu no último mês mais de US$ 50 milhões por decisões judiciais que permitiram a liberação de recursos presos pelo bloqueio aos depósitos bancários. Para o banco voltar a operar normalmente, o BC exige que apresente um plano para reverter sua situação crítica de falta de liquidez. A matriz do Scotiabank, no Canadá, teria se negado enviar recursos para o banco na Argentina. O BC já repassou, por meio de redescontos, 177 milhões de pesos ao Scotiabank nos últimos meses. O Scotiabank, que emprega 1,7 mil pessoas na Argentina, é o décimo primeiro entre os maiores do país.
Só ontem escaparam cerca de 400 milhões de pesos dos bancos devido a decisões judiciais. As matrizes de bancos estrangeiros têm relutado em mandar recursos para o país.



Texto Anterior: Colapso da Argentina: Duhalde ataca receita do FMI e dólar dispara
Próximo Texto: Economia argentina vai despencar até 15% em 2002, diz estudo do FMI
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.