São Paulo, sábado, 19 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Consumidores vão desligar aparelhos

DA REPORTAGEM LOCAL

Consumidores ainda não sabem ao certo o que fazer para ficarem livres das multas ou dos cortes de energia.
"Eu já faço o máximo que posso", afirma a dona-de-casa Maria Margarida Gayão, 59, de São Paulo, que já economizava energia antes mesmo de a crise começar.
Em casa, usa máquina de lavar e ferro elétrico apenas uma vez por semana, controla a quantidade de horas da família no chuveiro e está atenta às luzes acesas desnecessariamente. "Eu vou deixar de usar o microondas e a torneira elétrica", explicou.
A também dona-de-casa paulista Maria Helena Cordeiro, 57, confessa que nunca foi econômica. Com o racionamento, o lustre de sete lâmpadas que tem na sala de estar vai ter de ficar apagado.
A dona-de-casa pretende vigiar para que ninguém mais durma com aparelho de som ligado nem passe uma hora debaixo do chuveiro, como antes. Ferro e máquina de lavar, usados todos os dias, vão ser racionados. "Não vou passar mais aspirador de pó, mas não sei se vou desligar o freezer."
Depois de ouvir sobre as novas medidas anunciadas pelo governo ontem, lamentou: "E eu que usei tanto o microondas hoje".


Texto Anterior: BC sinaliza que crise poderá elevar juros
Próximo Texto: Opinião econômica - Gesner Oliveira: Pacote elétrico não deve adiar ajuste
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.