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TAM fecha parceria com aérea alemã Lufthansa
Empresa já havia acertado com TAP, United e LAN
MAELI PRADO
DA REPORTAGEM LOCAL
A TAM anuncia na próxima
segunda-feira uma parceria
operacional para compartilhar
vôos com a companhia alemã
Lufthansa, no quarto acordo do
gênero com uma empresa aérea estrangeira anunciado em
menos de um mês.
A brasileira agora é parceira
de três companhias aéreas da
Star Alliance, à qual a Varig pertencia: além da Lufthansa, a
portuguesa TAP e a americana
United fazem parte da aliança
operacional. Ela tem acordos
também com empresas de outras alianças (a francesa Air
France é da SkyTeam, e a chilena LAN, da OneWorld).
Com o acordo que será assinado na segunda, a avaliação
dentro da companhia é que será difícil ela não conseguir autorização para voar para Frankfurt, um dos destinos mais cobiçados pela empresa.
A TAM trava hoje uma disputa com a Varig por autorizações
para realizar vôos internacionais (há um limite semanal de
vôos permitidos para cada destino). A Varig tem até 19 de junho para retomar uma série de
freqüências sob pena de perder
o direito de realizá-las.
Ontem, a TAM detalhou o
compartilhamento de vôos que
realizará com a United, que, em
até seis meses, substituirá a
American Airlines como companhia americana parceira da
TAM. Com a parceria, as companhias realizarão negócios totalizando US$ 35 milhões por
ano, um valor 25% maior do
que o atual (mesmo sem parceria, as companhias acabam endossando bilhetes umas das outras, o que gera negócios).
Ambas realizarão juntas 56
vôos semanais partindo dos aeroportos internacionais de
Guarulhos (São Paulo) e Galeão
(Rio de Janeiro), 35 da brasileira e 21 da americana (da TAM,
três vôos diários para Miami e
dois para Nova York; da United,
um vôo diário para Chicago e
dois para Washington).
O passageiro da TAM que
comprar um bilhete para Washington, por exemplo, embarca
pela United, e vice-versa: se um
cliente da americana comprar
um bilhete para Brasília, embarca pela brasileira.
Como nas outras parcerias
anunciadas nas últimas semanas -com a TAP e a LAN-, o
acordo prevê parceria dos programas de fidelidade: as milhas
podem ser usadas para adquirir
bilhetes em ambas.
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