São Paulo, sábado, 19 de maio de 2007

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TAM fecha parceria com aérea alemã Lufthansa

Empresa já havia acertado com TAP, United e LAN

MAELI PRADO
DA REPORTAGEM LOCAL

A TAM anuncia na próxima segunda-feira uma parceria operacional para compartilhar vôos com a companhia alemã Lufthansa, no quarto acordo do gênero com uma empresa aérea estrangeira anunciado em menos de um mês.
A brasileira agora é parceira de três companhias aéreas da Star Alliance, à qual a Varig pertencia: além da Lufthansa, a portuguesa TAP e a americana United fazem parte da aliança operacional. Ela tem acordos também com empresas de outras alianças (a francesa Air France é da SkyTeam, e a chilena LAN, da OneWorld).
Com o acordo que será assinado na segunda, a avaliação dentro da companhia é que será difícil ela não conseguir autorização para voar para Frankfurt, um dos destinos mais cobiçados pela empresa.
A TAM trava hoje uma disputa com a Varig por autorizações para realizar vôos internacionais (há um limite semanal de vôos permitidos para cada destino). A Varig tem até 19 de junho para retomar uma série de freqüências sob pena de perder o direito de realizá-las.
Ontem, a TAM detalhou o compartilhamento de vôos que realizará com a United, que, em até seis meses, substituirá a American Airlines como companhia americana parceira da TAM. Com a parceria, as companhias realizarão negócios totalizando US$ 35 milhões por ano, um valor 25% maior do que o atual (mesmo sem parceria, as companhias acabam endossando bilhetes umas das outras, o que gera negócios).
Ambas realizarão juntas 56 vôos semanais partindo dos aeroportos internacionais de Guarulhos (São Paulo) e Galeão (Rio de Janeiro), 35 da brasileira e 21 da americana (da TAM, três vôos diários para Miami e dois para Nova York; da United, um vôo diário para Chicago e dois para Washington).
O passageiro da TAM que comprar um bilhete para Washington, por exemplo, embarca pela United, e vice-versa: se um cliente da americana comprar um bilhete para Brasília, embarca pela brasileira.
Como nas outras parcerias anunciadas nas últimas semanas -com a TAP e a LAN-, o acordo prevê parceria dos programas de fidelidade: as milhas podem ser usadas para adquirir bilhetes em ambas.


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