UOL


São Paulo, quinta-feira, 19 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para analistas, bancos não perdem com corte

DA REPORTAGEM LOCAL

O recuo de 0,5 ponto percentual na taxa Selic não terá efeito sobre a rentabilidade dos bancos, que, de forma geral, vêm ganhando com os altos juros no país.
Segundo analistas, a queda foi modesta demais para surtir algum efeito prático seja nas taxas de retorno de aplicações financeiras seja nas de empréstimos.
"Uma redução de 0,5 ponto percentual não muda nada no cenário atual. É uma queda quase simbólica para sinalizar uma tendência", diz João Augusto Salles, analista do setor bancário da consultoria Lopes Filho.
Mesmo que essa tendência de possível queda contínua dos juros se confirme, não deverá prejudicar as instituições financeiras, pelo menos no médio prazo.
"A queda nas taxas de juros é ótima para os bancos. Isso porque reduz os custos de empréstimo, incentivando a demanda por crédito e diminui também o percentual de inadimplência", afirma Roberto Troster, economista-chefe da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos).
Segundo Erivelto Rodrigues, sócio da Austin Asis, mesmo em momentos em que a taxa de juros foi baixa, os bancos garantiram altos lucros.


Texto Anterior: Tucano diz que queda poderia ter sido maior
Próximo Texto: Centrais consideram redução insuficiente
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.