UOL


São Paulo, quinta-feira, 19 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUROLÂNDIA

Presidente do BC francês deve assumir BCE

DA REDAÇÃO

O francês Jean-Claude Trichet deverá ser indicado ainda nesta semana para suceder o holandês Wim Duisenberg no comando do BCE (Banco Central Europeu). Trichet, atual presidente do BC francês, foi absolvido ontem de acusações de fraudes financeiras, e assim deverá ter o caminho livre para assumir a autoridade monetária da zona do euro.
Espera-se que o presidente francês, Jacques Chirac, defenda hoje, durante um encontro da União Européia na Grécia, a aprovação de Trichet como o novo presidente do segundo mais importante banco central do planeta.
O presidente do BC francês era acusado de ter sido cúmplice na publicação de balanços irregulares pelo então banco estatal Crédit Lyonnais, no começo da década passada. Trichet, que na época era secretário do Tesouro, assinou os balanços de 1992 e do primeiro semestre de 1993.
Os promotores ainda podem apelar, mas isso é improvável.


Texto Anterior: Integração: Chile cobra realismo dos países do Mercosul
Próximo Texto: Preço do dinheiro: Queda da inflação acirrou debate sobre juros
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.