UOL


São Paulo, sábado, 19 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O VAIVÉM DAS COMMODITIES

Queda dos "in natura"
Os preços pagos pelos consumidores pelos alimentos "in natura" na cidade de São Paulo ainda estão em queda, mas menor, segundo o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da Fipe. Nos últimos 30 dias, os preços recuaram 6,31%, ante 6,45% na primeira quadrissemana deste mês.

Bom para o trigo
As baixas temperaturas dos últimos dias foram benéficas para o trigo nas principais regiões produtoras do Estado do Rio Grande do Sul. O frio inibiu o aparecimento de doenças fúngicas e o ataque de pragas nas plantações.

Lavouras em bom estado
Segundo o levantamento semanal da Emater/RS, as lavouras de trigo apresentam bom estado fitossanitário e estão com 98% da área plantada. Os produtores estão aproveitando a umidade do solo para intensificar a adubação.

Quebra de renda
A colheita de café no país avança e cresce o sentimento de quebra acima da prevista nas diversas estimativas que circulam no mercado, diz o Escritório Carvalhaes. A cafeicultura colheu cerca de 60% de sua safra 2003/4, sendo que as regiões mais quentes avançaram mais -perto de 90%. Segundo o escritório, produtores de diversas regiões falam em quebra na renda, frustrando a expectativa inicial.

Encontro do café
Líderes do setor cafeeiro se reuniram nesta semana na sede do CeCafé, em São Paulo. O objetivo dos representantes da produção (CNA e CNC), da torrefação e solúveis (Abic) e dos exportadores (CeCafé) foi discutir os problemas do setor e buscar um consenso, um enfoque que contemple toda a cadeia do agronegócio.

Início de colheita
No próximo mês começa a colheita do trigo no Estado do Paraná, que deverá se estender até o final de novembro. Segundo análise do Deral do Estado, o clima tem sido favorável ao bom desenvolvimento da cultura, mas as frentes frias preocupam os produtores, pois mais de 50% das lavouras já atingiram à fase de floração -a partir da qual o trigo poderá sofrer danos por geadas.

Geadas no PR
As baixas temperaturas que ocorreram no Paraná nos dias 12 e 13 deste mês provocaram geadas de maior intensidade no sul e no sudoeste do Estado, mas nessas regiões ainda não haviam lavouras de trigo em fase suscetível. No norte e no oeste do Estado as geadas foram de menor intensidade e, apesar de haver percentual significativo de trigais suscetíveis a danos, as avaliações não indicam grandes prejuízos, diz o Deral.

Inverno aquece vendas
O clima mais frio estimulou o consumo da carne suína nos últimos dias no mercado varejista e assegurou a vazão da produção, diz a FNP Consultoria & Agroinformativos. O preço do suíno vivo no grande atacado no interior de São Paulo alcançou o patamar de R$ 1,87 por quilo, diz a FNP.

Custo do suíno
Segundo a Associação Paulista de Criadores de Suínos, apesar de as cotações estarem firmes, os custos ainda não permitem lucros ao produtor. Uma granja de suínos em Campinas (SP), com 330 matrizes, apresentou, na primeira quinzena deste mês, custo de produção em torno de R$ 1,76 por quilo do animal vivo, informa a associação.

E-mail:
akianek@folhasp.com.br


Texto Anterior: Mercado financeiro: Taxa de juro futuro volta a cair com força
Próximo Texto: Desenvolvimento: Projeto do BNDES é estéril, diz funcionário
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.