São Paulo, Segunda-feira, 19 de Julho de 1999
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Educação de crianças é prioridade

da Reportagem Local

A educação de crianças e adolescentes é a prioridade absoluta da atuação social das empresas brasileiras.
A pesquisa realizada pelo Ceats/USP (Centro de Estudos em Administração do Terceiro Setor, da Universidade de São Paulo), sobre o perfil social das empresas, mostra que 40,29% dos projetos estão destinados para essa área.
A atuação no campo da saúde, com um índice de 26,01%, também se destaca.
As crianças e os adolescentes são o público-alvo da atuação social das empresas, liderando com 47% dos projetos em execução.
Isso revela, segundo o estudo, um consenso no Brasil de que é necessário investir na criança e no jovem para saldar a dívida social do país.
A unidade familiar, atendida nas suas diversas necessidades, ocupa, com 30% dos projetos, lugar de destaque na preocupação social das empresas.

Risco social
Os dados da pesquisa revelam que outras populações em situação de risco social, tais como dependentes químicos (3%), portadores de HIV (4%) e moradores de rua (6%), recebem menos atenção das empresas.
A pesquisa mostra que as empresas multinacionais têm uma presença maior nas áreas de saúde e educação de crianças e adolescentes.
O setor público tem uma atuação mais destacada em áreas menos atendidas pelo investimento privado: arte e cultura, ciência e tecnologia e defesa de direitos.
A atuação das multinacionais se destaca no voluntariado empresarial (apoio formal ou organizado de uma empresa a empregados ou aposentados que desejam servir, voluntariamente, uma comunidade).
As multinacionais tendem a ter os programas mais formalizados e utilizam com maior frequência o leque de instrumentos de promoção do voluntariado.
(ACS)


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