São Paulo, quinta-feira, 19 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INVESTIMENTOS

Bank of America promete devolver parte do que os clientes perderam

Banco ressarcirá perdas em fundos

DA REPORTAGEM LOCAL

O Bank of America anunciou que vai ressarcir parte das perdas que seus clientes tiveram em junho em três fundos de investimentos: High Yield FIF, Dinâmico FIF e Moderado FIF.
Segundo comunicado do diretor José Lamy, a instituição está finalizando o cálculo da compensação e, no prazo de 15 dias, entrará em contato com os investidores.
Em junho, o High Yield perdeu 20,18%, o Dinâmico, 6,36% e o Moderado, 2,31%.
No comunicado, a instituição diz que o desempenho desses fundos foi prejudicado pela conjuntura do mercado financeiro brasileiro naquele momento, caracterizada por grande falta de liquidez e crescimento de volatilidade.
Já nas representações enviadas à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) por 110 cotistas do Bank of America, a conclusão deles é que a instituição teria atuado com negligência e imprudência na gestão dos recursos do High Yield, do Dinâmico e do Multicarteira Arrojado FIF, um fundo que não entrou no ressarcimento.
De acordo com o advogado Francisco da Costa e Silva, que encaminhou as representações, o Bank of America não respeitou os limites de perdas estabelecidos nos regulamentos dos fundos. No caso do High Yield, o limite era de até 200% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário); no Dinâmico, de até 100% do CDI. Em junho, o CDI variou 1,31%.
No caso do Arrojado, não havia limite de perda, mas, diz Costa e Silva, não há justificativa para o prejuízo de 24,15% em junho.


Texto Anterior: Dólar: BC ainda tem R$ 51 bi a rolar em 2002
Próximo Texto: Transe global: Resultados decepcionam, e Bolsas tombam
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.