UOL


São Paulo, sexta-feira, 19 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÉDITO

Desemprego é um dos motivos

Inadimplência cresce 5,6%, aponta Serasa

DA FOLHA ONLINE

O índice de inadimplência de consumidores e empresas acumula alta de 5,6% em todo o país, de janeiro a novembro, na comparação com igual período do ano passado, aponta estudo da Serasa.
O desemprego, a queda da renda, os juros elevados e o aumento das tarifas públicas e impostos são apontados pela empresa como as principais razões para as dificuldades do consumidor em pagar suas dívidas.
Já as pequenas e médias empresas enfrentam, segundo a Serasa, os maiores obstáculos para honrar seus compromissos, pois sofrem com o alto custo de manter estoques e não geram receitas devido à economia estagnada.
Apesar do dado negativo, a Serasa destaca que o ritmo de crescimento da inadimplência está menor. Nos 11 primeiros meses do ano passado, o indicador estava em alta acelerada, de 20,6% em relação a 2001.
Isolando os dados das pessoas físicas, a inadimplência no acumulado do ano cresceu 5%. Já o índice das empresas teve aumento maior, de 10,9%.


Texto Anterior: Vizinho: Desemprego é o menor na Argentina desde 99
Próximo Texto: Consumidor: Envio de cartões pelo BB será investigado
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.