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Patrocinadores foram fechados na última hora
DA REPORTAGEM LOCAL
A Kaiser quase virou patrocinadora do Rock in Rio, mas quem
acabou fechando o contrato mesmo, na última hora, foi a Schincariol. A DirecTV, que tem o direito
de transmissão da rede Bandeirantes, também pagou para poder
transmitir os shows, mas teria
conseguido só com a autorização
da Rede Globo.
Por trás do palco do Rock in
Rio, as emoções, pelo menos
aquelas vividas pelos executivos
das empresas, não foram menores do que as proporcionadas pelos shows.
As negociações para selecionar
patrocinadores e parceiros do festival duraram meses e alguns xeque-mates foram dados nos últimos instantes. Entre os que organizaram o festival estavam a AOL
(America Online) e a Artplan, que
pertence à família Medina.
Entre os patrocinadores, o Itaú,
parceiro da AOL em outras atividades na Internet, entrou ao lado
da Coca-Cola, que chegou a cogitar a possibilidade de ser a maior
patrocinadora. Preferiu ser a co-patrocinadora, gastar menos com
o evento em si e aplicar dinheiro
na imagem da marca durante os
sete dias de festival.
Questão de estratégia
A AOL bancou o projeto, até
porque tem grande interesse em
expor sua marca o máximo possível e colocá-la dentro da cabeça
do adolescente, seu público alvo.
Roberto Medina, sócio da Artplan, fechou a parceria com a
AOL e ainda está fazendo a propaganda promocional da companhia durante o festival.
Nesse cenário, a DM9 fica como
a agência de propaganda institucional da AOL, informa a empresa. Ela faz as propagandas da marca. Porém, as campanhas publicitárias em que o slogan "Eu vou" é
repetido saiu da Artplan. Essas
campanhas começaram a pipocar
na tela em agosto e foram veiculadas por longo período.
"Para nós, o resultado disso tudo vai ser muito bom", diz o diretor de marketing da AOL, Mauro
Schnaibman. "Sem nós, não sei se
isso tudo seria possível".
A empresa entrou no país recentemente, com alguns tropeços
de imagem e sem atingir a expectativa de abocanhar grande fatia
do mercado. O UOL se mantém
na liderança do mercado de provedores. A AOL é uma das maiores do segmento nos EUA.
(AM)
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