São Paulo, sábado, 20 de janeiro de 2001

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Patrocinadores foram fechados na última hora

DA REPORTAGEM LOCAL

A Kaiser quase virou patrocinadora do Rock in Rio, mas quem acabou fechando o contrato mesmo, na última hora, foi a Schincariol. A DirecTV, que tem o direito de transmissão da rede Bandeirantes, também pagou para poder transmitir os shows, mas teria conseguido só com a autorização da Rede Globo.
Por trás do palco do Rock in Rio, as emoções, pelo menos aquelas vividas pelos executivos das empresas, não foram menores do que as proporcionadas pelos shows.
As negociações para selecionar patrocinadores e parceiros do festival duraram meses e alguns xeque-mates foram dados nos últimos instantes. Entre os que organizaram o festival estavam a AOL (America Online) e a Artplan, que pertence à família Medina.
Entre os patrocinadores, o Itaú, parceiro da AOL em outras atividades na Internet, entrou ao lado da Coca-Cola, que chegou a cogitar a possibilidade de ser a maior patrocinadora. Preferiu ser a co-patrocinadora, gastar menos com o evento em si e aplicar dinheiro na imagem da marca durante os sete dias de festival.

Questão de estratégia
A AOL bancou o projeto, até porque tem grande interesse em expor sua marca o máximo possível e colocá-la dentro da cabeça do adolescente, seu público alvo. Roberto Medina, sócio da Artplan, fechou a parceria com a AOL e ainda está fazendo a propaganda promocional da companhia durante o festival.
Nesse cenário, a DM9 fica como a agência de propaganda institucional da AOL, informa a empresa. Ela faz as propagandas da marca. Porém, as campanhas publicitárias em que o slogan "Eu vou" é repetido saiu da Artplan. Essas campanhas começaram a pipocar na tela em agosto e foram veiculadas por longo período.
"Para nós, o resultado disso tudo vai ser muito bom", diz o diretor de marketing da AOL, Mauro Schnaibman. "Sem nós, não sei se isso tudo seria possível".
A empresa entrou no país recentemente, com alguns tropeços de imagem e sem atingir a expectativa de abocanhar grande fatia do mercado. O UOL se mantém na liderança do mercado de provedores. A AOL é uma das maiores do segmento nos EUA.
(AM)



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