São Paulo, sábado, 20 de janeiro de 2001

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MÍDIA
Empresário e família Nascimento Brito assinam contrato de R$ 70 milhões

Tanure fecha negócio com o "JB"

GUILHERME BARROS
EDITOR DO PAINEL S/A

Depois de seis meses de negociação, a família Nascimento Brito, há 51 anos proprietária do "Jornal do Brasil", assinou na noite de quinta-feira um contrato de licenciamento e usufruto das marcas do grupo "Jornal do Brasil" para a Companhia Brasileira Multimídia, uma empresa controlada pelo empresário Nelson Tanure. O negócio chega a R$ 70 milhões. Nessa nova empresa, José Antônio Nascimento Brito, atual presidente do JB, terá uma participação acionária expressiva.
Os documentos finais, entre eles a definição dos percentuais de Tanure e de Nascimento Brito na nova empresa, serão assinados em até 30 dias. O que ficou acertado é que Tanure terá a maioria do capital, entre ações ordinárias (com direito a voto) e preferenciais (sem direito a voto). Nascimento Brito terá a maioria das ordinárias. Mas as ações preferenciais de Tanure poderão ser convertidas em ordinárias.
O grupo Tanure pretende, já a partir de segunda-feira, participar das decisões do grupo. O empresário também pretende anunciar em breve a contratação de um experiente e renomado jornalista para comandar a Redação.
No acordo assinado pela família Nascimento Brito, a empresa "Jornal do Brasil" ficará com o prédio situado na avenida Brasil, 500, no centro do Rio, e mais as dívidas, estimadas em R$ 750 milhões. O velho "JB" terá uma receita garantida da nova empresa, a Multimídia, pelo uso da marca "Jornal do Brasil".
Será com essa receita que o velho "JB" pretende ter acesso ao Refis (Programa de Refinanciamento Fiscal). O Refis permite anistia de juros, redução de multas em até 75% e parcelamento de dívidas em até dez anos.
O velho "JB", também pelo que foi assinado na quarta-feira, passa a ser controlado por José Antônio. A empresa sofreu um aumento de capital de R$ 400 mil; os pais de José Antônio, Leda e Manoel Francisco do Nascimento Brito, tornam-se minoritários.
A estratégia de Nelson Tanure para recuperar o "JB" está fincada em dois princípios: reforçar a redação e o departamento comercial e obter resultados operacionais positivos a curto prazo.
A equipe comandada por Tanure pretende também valorizar os jornalistas que já trabalham no jornal. A idéia é de, pouco a pouco, transferir os jornalistas do velho "JB" para a nova empresa que ficará a frente do jornal.



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