São Paulo, sábado, 20 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para instituições, títulos dão mais lucro que crédito

ALEX RIBEIRO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os títulos públicos ainda são a principal fonte de receita dos bancos, apesar das seguidas quedas de juros promovidas pelo governo e dos esforços do Banco Central para expandir o crédito.
As rendas de títulos e valores mobiliários responderam por 35,34% das receitas bancárias entre julho e novembro de 2000.
Os estrangeiros são os que mais arrecadam com os títulos. No topo do ranking figuram bancos como o ABN Amro, o Chase Manhattan, o BankBoston, o Citibank, o Santander e o JP Morgan.
A redução dos juros não provocou queda significativa na receita com títulos dos bancos. Em 1999, os juros estavam acima de 19% anuais até novembro, e a receita com títulos de 169 bancos no período analisado somou R$ 27,634 bilhões. Em 2000, os juros caíram mais de dois pontos, mas sua receita continuou no mesmo patamar.
Os dados sugerem que os juros não caíram o suficiente para que os bancos se arrisquem a conceder crédito, abandonando as receitas mais seguras proporcionadas pelos negócios com títulos e outros papéis.
Os bancos nacionais são os que mais obtêm receitas com a concessão de créditos. No topo estão o Bradesco, Unibanco e Itaú.
Uma das justificativas do BC para ampliar a presença dos estrangeiros no sistema financeiro é que eles poderiam injetar maior concorrência em setores como a concessão de crédito.



Texto Anterior: Fiscalização: Setor financeiro é bicampeão em multas da Receita Federal
Próximo Texto: BC informa juros errados em site
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.