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São Paulo, segunda-feira, 20 de janeiro de 2003

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Distribuidoras admitem vender abaixo do custo

DA REPORTAGEM LOCAL

Shell e Esso, duas das maiores distribuidoras de combustíveis do país, informam que podem subsidiar a venda de gasolina a preços abaixo de custo em alguns de seus postos -e por um certo período- para enfrentar a concorrência.
"A política da Esso é acompanhar o mercado para que os postos com a nossa bandeira sejam competitivos", afirma Carlos Resende, gerente de preços da empresa.
"Se precisarmos manter a competitividade de um posto por um certo período podemos comercializar a gasolina a preço de custo ou com margem negativa", diz James Freitas de Assis, gerente de relações setoriais da Shell.
"Oferecemos desconto na venda de gasolina para que o posto possa reagir à guerra de preços", afirma Resende. Atualmente, isso acontece, por exemplo, em algumas regiões de Osasco (SP), na zona sul da capital paulista e na zona norte do Rio.
Resende diz que não vê uma atuação forte da ANP no combate às irregularidades do mercado. "É um setor difícil de fiscalizar. Mas a ANP tem de ficar em cima."
Assis informa que a Shell vende abaixo de custo "raramente". Segundo ele, a necessidade de vender a preços muito baixos ocorre com frequência em Londrina (PR), Belo Horizonte (MG) e Osasco (SP). Em Londrina, diz, a guerra de preços já dura seis meses.
As distribuidoras entendem que vender a preço abaixo de custo não é crime. Seria crime no caso de prática generalizada com intenção de eliminar a concorrência. (FF)


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