São Paulo, sábado, 20 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itália prende mais três por espionagem

DA REPORTAGEM LOCAL

Mais três pessoas ligadas à Telecom Italia foram presas ontem em Milão, acusadas de formação de quadrilha e de espionagem. Assim, cerca de 30 acusados estão detidos.
Entre eles está Fabio Ghioni, vice-diretor de Segurança da operadora e especialista em informática.
O Ministério Público de Milão descobriu que Ghioni teria ordenado, em 2004, ataques ao computador de jornalistas e colaboradores do "Corriere Della Sera", um dos mais importantes diários da Itália.
O ex-diretor de Segurança da Telecom Italia Giuliano Tavaroli também foi acusado de participar dessas interceptações. Ele está preso desde setembro do ano passado.
Conforme a imprensa italiana, três ataques foram identificados pelos procuradores. O primeiro foi feito a partir de Roma; o segundo, da Suíça, e o terceiro veio do Brasil. O computador usado pelos criminosos, noticiaram os jornais italianos, pertencia à Embratel.
A principal testemunha do Ministério Público italiano é Marco Bernardini, ex-detetive que colaborava com a Telecom Italia até entrar em programa de delação premiada. Por meio de seu advogado, Vincenzo Carosi, Bernardini confirmou à Folha que Ghioni comandou uma série de ações criminosas na área de tecnologia, a mando de Tavaroli. Ghioni e sua equipe, denominada "Tiger Team", teriam agido também no Rio de Janeiro.
A exemplo do que havia falado aos procuradores e ao "Corriere della Sera", Bernardini afirmou que Ghioni fez parte da "Operação Kappa", levada a cabo em 2004 pela Telecom Italia para acabar com as investigações que a Kroll fazia no Brasil sobre supostos pagamentos irregulares a políticos, servidores públicos e colaboradores.
A versão do ex-detetive é que Ghioni teria adulterado dados de um CD que continha informações sobre as ações da Kroll. O material foi entregue em meados de 2004 pela Telecom Itália à Polícia Federal Brasileira. Questionado sobre o assunto, Ghioni negou a manipulação.


Texto Anterior: Pirelli diz que quer sair da Telecom Italia
Próximo Texto: Motorola deve cortar 3.500 vagas em todo o mundo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.