São Paulo, terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Liberação de fundo para vítimas de enchente eleva pedidos de demissão em SC

TALITA BEDINELLI
DA AGÊNCIA FOLHA

A promulgação, em dezembro do ano passado, do decreto presidencial que autoriza trabalhadores das cidades catarinenses afetadas pelas enchentes a sacarem o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) tem aumentado o número de pedidos de demissão nas fábricas de Santa Catarina.
Segundo sindicatos locais, funcionários estão aproveitando a oportunidade de retirar o dinheiro para pedir demissão. Muitos, assustados com os estragos das chuvas, estão se mudando.
Depois de ficar "ilhada por dois dias" em Blumenau, a auxiliar de produção Aline Padilha, 18, pediu demissão e voltou para sua cidade, Rio Negrinho. Ela também resgatará o FGTS.
Em situação normal, o FGTS pode ser resgatado apenas no caso de o trabalhador ser demitido sem justa causa, ter uma doença grave, quiser comprar o primeiro imóvel ou se aposentar.
Desde a autorização do saque integral do FGTS, o número de pedidos de demissões chegou a dobrar no setor têxtil, principal atividade da maioria desses municípios. Segundo a Caixa Econômica Federal, responsável pela liberação do fundo, mais de 82 mil pessoas já fizeram o saque -e retiraram um total de R$ 152 milhões, desde 22 de dezembro.


Texto Anterior: Carência no uso do FGTS pode acabar
Próximo Texto: Investimento direto cai 21% no mundo em 2008
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.