UOL


São Paulo, quinta-feira, 20 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMÉRCIO EXTERIOR

Proposta americana para Alca já é bilateral, diz Amorim

Governo estuda novo acordo com EUA

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo estuda a possibilidade de negociar com seus parceiros do Mercosul (Argentina, Uruguai e Paraguai) um acordo de livre comércio em separado com os Estados Unidos. A negociação seria uma alternativa para o Brasil ter melhor acesso ao maior mercado do mundo sem precisar da Alca (Área de Livre Comércio das Américas), prevista para ser implantada em 2005.
"[Um acordo bilateral com os EUA" tem de ser considerado francamente", disse ontem o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, na Comissão de Relações Exteriores do Senado.
Amorim afirmou que já pediu aos seus assessores um lista de prós e contras de uma possível negociação direta do Mercosul com os Estados Unidos fora do âmbito da Alca. O ministro não detalhou se uma eventual iniciativa desse tipo significaria o fim das negociações da Alca ou se seria um acordo paralelo.
O tema foi levantado pelo líder do governo no Senado, o senador Aloizio Mercadante (PT-SP), que defendeu a criação de um acordo bilateral como uma alternativa que poderia evitar alguns problemas atualmente enfrentados pelo Mercosul nas negociações da Alca com os EUA.
Amorim considera que a maneira como os Estados Unidos estão tratando a Alca já é uma espécie de bilateralização das negociações. Os Estados Unidos apresentaram quatro propostas diferentes, uma para cada região das Américas. A proposta apresentada para o Mercosul foi a menos ambiciosa.
"O que mais incomoda é essa diferença das propostas", disse o ministro. Segundo ele, a proposta apresentada pelo Mercosul aos Estados Unidos, no âmbito da Alca, reflete o descontentamento com relação às ofertas norte-americanas.
"O Zoellick [Robert Zoellick, representante comercial norte-americano] tem dúvidas sobre o nosso interesse na Alca. E nós do deles", disse Amorim sobre como foram avaliadas as diferentes propostas de constituição da Alca.


Texto Anterior: Economia: Governo faz captação de recursos no mercado pela 1ª vez desde abril
Próximo Texto: Bloco apresenta proposta sobre produto nacional
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.