São Paulo, sexta-feira, 20 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O VAIVÉM DAS COMMODITIES

Safra 2004
A área plantada com grãos em 2003/4 subiu para 47 milhões de hectares, 7% mais do que em 2003, e deve render 131 milhões de toneladas -crescimento de 6%. Algodão, arroz e soja são os principais destaques de crescimento, conforme levantamento feito pela Conab e divulgado ontem.

Menos de 60 milhões
Em 2004, a área de soja crescerá 14%, mas a safra terá evolução menor, de 10,8%. Problemas climáticos e a ocorrência de ferrugem asiática em quase toda a área plantada não permitirão ao país atingir os estimados 60 milhões de toneladas. Os dados de ontem da Conab mostram colheita de 57,7 milhões de toneladas.

Mudanças no milho
A safra de milho, o segundo principal grão produzido no país, cai 2%, para 46,4 milhões de toneladas. A primeira safra recua para 33,7 milhões e tem mudanças no ranking dos Estados. O Paraná continua líder, com 7,5 milhões de toneladas, mas Minas Gerais, com 5,7 milhões, rouba o segundo lugar do Rio Grande do Sul.

Mato Grosso acredita
A safra de arroz sobe para 12,5 milhões de toneladas neste ano, com alta de 20,4%. Rio Grande do Sul se destaca em volume, ao atingir 5,8 milhões de toneladas (mais 24%), mas o Mato Grosso (1,9 milhão) produzirá mais 45%.

Alta no feijão
A safra nacional de feijão cresce 9%, para 3,5 milhões de toneladas neste ano. A Conab prevê 1,4 milhão de toneladas para a primeira safra (são três), com destaque para o Paraná, que terá produção de 501 mil toneladas (mais 19%).

Crédito à Batávia
O Banco do Brasil renovou as operações de crédito da Batávia. "Esse importante apoio tranqüiliza a todos e permite que as atividades da empresa continuem normalmente", diz Jacob Carol Vink, presidente da CCLPL e do conselho de administração da Batávia.

Alívio na região
O crédito é importante também para a região de Carambeí (PR), diz Vink. A Batávia gera 1.700 empregos diretos e metade dos trabalhadores da cidade recebe salário da empresa ou das cooperativas ligadas a ela. A Batávia é responsável por 65% da receita do município, segundo a prefeitura.

Nova queda
O preço do frango vivo praticado ontem nas granjas paulistas voltou a cair, para R$ 1,40 o quilo. A queda foi de 6,7% em dois dias, conforme pesquisa da Folha.

Participação maior
Os produtores tiveram participação maior no valor do café exportado em janeiro do que em dezembro (alta de 2,7%). Isso ocorreu devido ao reajuste maior dos preços do arábica no mercado interno do que no externo. A informação é do Ipep (índice de preços) do Cecafé.

Busca do mercado externo
As vendas externas da Teixeira, líder no segmento de queijo ralado no país, já respondem por 13% do faturamento da companhia. A empresa está investindo R$ 1 milhão para ampliar ainda mais esse mercado -desenvolveu um queijo especial para o paladar dos norte-americanos, que já são clientes.

E-mail:
mzafalon@folhasp.com.br


Texto Anterior: Parceria: Governo poderá ter de aumentar garantia
Próximo Texto: Leite derramado: BB pode financiar investidor na Parmalat
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.